Dietrich fala sobre situação da água na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo realizou na quarta-feira, 12 de março, sessão em que entre os temas abordados estavam o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e o Dia Estadual de Preservação e Conscientização da Importância da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, que é no dia 17 do mesmo mês. O diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich, foi convidado para falar sobre os assuntos. Durante seu espaço na tribuna, Dietrich promoveu um resgate histórico dos problemas que envolvem a água no Vale do Sinos e ressaltou os investimentos que são feitos pela autarquia para melhorar o abastecimento e qualificar as condições dos mananciais.

Entre os assuntos ponderados pelo diretor-geral, estavam situações envolvendo secas e estiagens, aquecimento do planeta, carência de água e o excesso de consumo. Dietrich trouxe recortes de notícias de diversas épocas, material entregue a ele pelo fotógrafo Alceu Feijó, e ainda dados atuais sobre a situação da Bacia do Rio dos Sinos. “Estamos promovendo uma série de ações em benefício de nosso manancial. Porém, isso é um papel de todos, da sociedade. Precisamos que todos colaborem, evitando desperdícios e fazendo um uso mais consciente da água”, salientou.

Dietrich ainda entregou à vereadora Patrícia Beck, que presidia a sessão, um planejamento hidrológico do Rio dos Sinos feito por técnicos alemães em 1969. O documento aponta uma série de soluções para melhorias das condições da bacia, entre elas a construção de barragens.

Fotos: Ronan Dannenberg

Mozar Dietrich promoveu um resgate histórico sobre a situação do Rio dos Sinos