Comusa prevê nova intervenção em adutora em até duas semanas

Foi realizado no domingo, dia 23 de fevereiro, o reparo em uma das adutoras que conduzem a água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Das 4h às 11h50, operários promoveram a intervenção, corrigindo um forte vazamento causado por uma rachadura na tubulação. Contudo, após o término desta intervenção, as equipes ainda detectaram uma pequena saída de água pela adutora, o que pode comprometer o sistema futuramente. Por isso, a autarquia prevê em até duas semanas a troca de toda a tubulação no local, junto à Estação de Captação de Água Bruta (EAB), na beira do Rio dos Sinos.

“Trata-se de uma rede muito antiga, que não comporta mais reparos. Fizemos esta ação emergencial para conter o forte vazamento, mas precisaremos trocar todas as peças para dar maior segurança ao sistema”, esclarece o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich. A adutora tem mais de 50 anos. Uma nova tubulação, maior e mais resistente, já está em instalação, dentro dos investimentos de R$ 29,3 milhões referentes à modernização e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA).

No domingo, a Comusa alertou a população para que poupassem água durante o período da intervenção, pois somente metade da capacidade de bombeamento estaria em operação. Porém, não foi constatada falta de água e os reservatórios se mantiveram em bons níveis de armazenamento durante o processo.

Fotos: Ronan Dannenberg
 

Conserto foi necessário para conter vazamento detectado em rachadura na tubulação
 

Operários realizaram a operação em pouco menos de oito horas
 

Conserto foi finalizado às 11h50 de domingo

Adutora antes do conserto, com vazamento de água
 

Notí­cia em 24/02/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL