Assinado contrato de R$ 7,2 milhões para o tratamento de esgoto no Roselândia

Na tarde de segunda-feira, 27 de janeiro, foi dado mais um passo para o processo de implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto de Novo Hamburgo. A Prefeitura, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto e a Caixa Econômica Federal assinaram o contrato que prevê o repasse de R$ 7,2 milhões por parte do Ministério das Cidades para as intervenções no bairro Roselândia, beneficiando cerca de 6 mil moradores. Com isso, a Comusa poderá dar andamento ao processo licitatório e, após, dar início às obras. Unindo com as demais intervenções em andamento ou previstas, a cidade terá 82% de seu esgoto tratado.

A atividade ocorreu no gabinete do prefeito Luis Lauermann.O investimento complementa o conjunto de intervenções que já estão em andamento na Bacia do Arroio Luiz Rau e que em breve também começarão no Arroio Pampa. “É uma obra para sempre, beneficiando a comunidade do Roselândia. Estamos atendendo as necessidades voltadas ao meio ambiente e contando, para isso, com o apoio do Governo Federal”, afirmou Lauermann.

Todo o esgoto doméstico do bairro, cerca de 20,8 litros por segundo, serão tratados pelo sistema. Para tanto, serão instalados 10,5 quilômetros de redes coletoras, mais duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O efluente tratado será devolvido ao Arroio Luiz Rau, proporcionando uma água mais limpa para o Rio dos Sinos. “É um projeto que tem um significado muito grande para toda a equipe da Comusa, pois estamos nos dedicando a pensar mais em tratamento de esgoto. O resultado disso, com o apoio que temos recebido, será de obras importantes para a comunidade”, ressaltou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

O superintendente regional Vale do Sinos da Caixa, Mauro Roberto Bom, destacou a articulação do Município em busca dos recursos. “Novo Hamburgo está alinhado com os programas que o Governo Federal oferece e recebendo importantes recursos, que proporcionam grandes benefícios”, ponderou. A atividade ainda contou com a presença do vice-prefeito Roque Serpa, do secretário da Fazenda, Roque Werlang, dos diretores da Comusa Alexandre Menezes e Eloi Spohr, e da engenheira da autarquia, Caetana Venter. Da Caixa, estiveram presentes ainda o gerente de atendimento de Pessoa Jurídica em Novo Hamburgo, Marcelo Kettermann, o gerente-geral da agência Novo Hamburgo, Mosael Soares, o gerente regional de Negócios, Roque Arno Schneider, e a representante Caixa em Novo Hamburgo, Elonir de Almeida.

Fotos: Ronan Dannenberg
A atividade ocorreu no gabinete do prefeito Luis Lauermann