Projeto incentiva servidores a fazerem separação correta dos resíduos

Dar um destino correto aos materiais está entre as muitas ações que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo coloca em prática no dia a dia. Para potencializar essa atividade, a autarquia, por meio da Gerência Socioambiental, tem capacitado servidores dentro do Projeto Separação e Reciclagem de Resíduos. A medida tem por objetivo fazer com que todos os colaboradores saibam como separar o lixo, além de tornar os funcionários multiplicadores das práticas em todos os setores da Comusa e também junto à comunidade. 
 
A Gerência Socioambiental adotou diversas medidas dentro da Comusa para promover a separação correta dos resíduos. “São métodos tradicionais, como sacos plásticos coloridos para identificação dos diferentes tipos de lixos e capacitação dos funcionários, ressaltando a importância do processo e de como ele ocorrerá dentro dos setores”, explica a técnica ambiental Mariana Wickert. As ações são feitas em parceria com o programa CataVida, da Prefeitura, gerando renda e trabalho para dezenas de catadores.
 
As capacitações ocorrem em diferentes locais, com diferentes monitores. No primeiro encontro, os realizadores do projeto conscientizam os servidores sobre a reciclagem dos resíduos. Na segunda atividade, são abordados o desperdício e o tratamento de água e esgoto, com visitas às unidades da Comusa. A equipe da Gerência Socioambiental ainda promove em conjunto com o instituto Martim Pescador uma navegação no Rio dos Sinos, que sofre diariamente com o depósito irregular de lixo.
 
A importância do projeto
- A reciclagem, processo de transformação do lixo em novos produtos, é importante para diminuir a pressão sobre os recursos naturais, para diminuir o acúmulo de dejetos na natureza e para diminuir a poluição do solo, da água e do ar.
- Papel, plástico, vidro e metal são alguns dos produtos que podem ser reciclados.
- Descartados na natureza, esses materiais levariam até milhares de anos para se decompor. 
- Quanto mais cuidadosa a separação dos resíduos, maior a quantidade de material a ser reciclado e, assim, menos água, energia elétrica e matérias-primas serão consumidas.
 
Fotos: Aline Azevedo
Servidores são capacitados a separar corretamente os resíduos, se tornando multiplicadores de práticas de reciclagem
Entre as atividades do projeto, está a navegação no Rio dos Sinos, com uso de embarcação do Instituto Martim Pescador
 

 

Notí­cia em 13/11/2013

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL