Obras da nova adutora de água bruta estão em pleno andamento

A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo já começou. As obras iniciaram com a implantação da nova adutora de água bruta, que conduzirá o que for captado junto ao Rio dos Sinos até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia, um trajeto de cinco quilômetros. Ao todo, as melhorias no SAA reúnem investimentos de R$ 29,3 milhões.

As obras iniciaram na Rua Coronel Jacob Kroeff Filho, nos fundos da ETA. Por esta via e pelas demais onde a adutora passará, as tubulações terão um metro de diâmetro, permitindo maior vazão da água captada no Rio dos Sinos. Os canos passarão ainda pelas ruas Carlos Grün, Santa Cristina, Cláudio Dienstmann, Ary Victor da Silva, Minas Gerais e pela Estrada da Integração Leopoldo Petry. A adutora chegará ao local onde será construída a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB), que ficará ao lado da ponte sobre o Rio dos Sinos, em Lomba Grande, e será três vezes maior que a atual captação da Comusa.

Além da adutora e da nova EAB, as melhorias no SAA ainda consistem na ampliação da ETA, com novos decantadores e outras intervenções. Tudo possibilitará que a Comusa passe a tratar um volume de água maior, passando de 750 para 950 litros por segundo. “Estamos montando um sistema mais seguro e robusto, que garantirá mais segurança ao abastecimento em Novo Hamburgo”, afirma o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

As obras de ampliação do SAA foram lançadas em 7 de agosto na Comusa, com a presença do prefeito Luis Lauermann. Além desta obra, a autarquia trabalha no Município com outras duas grandes intervenções. Uma delas é o Programa de Substituição de Redes, que busca reduzir os problemas no abastecimento com a instalação de novas tubulações de polietileno de alta densidade (PEAD), retirando as tubulações antigas e que acusam constantes rompimentos. A outra é o Sistema de Tratamento de Esgoto com uso de plantas macrófitas, fazendo com que a cidade passe a tratar, ao menos, 80% dos resíduos que, anteriormente, eram depositados diretamente nos arroios.

Fotos: Aline Azevedo (clique para ampliar)


Obras da nova adutora iniciaram pela Rua Coronel Jacob Kroeff Filho, nos fundos da ETA da Comusa

Tubulações têm um metro de diâmetro, o que possibilitará maior vazão da água captada junto ao Rio dos Sinos

A nova adutora faz parte da ampliação do SAA

Notí­cia em 30/09/2013

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL