Abastecimento de água começa a se normalizar gradativamente

Antes mesmo do previsto, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo reiniciou o abastecimento de água na cidade. No final da tarde de quarta-feira, dia 28 de agosto, se iniciou um processo que se estendeu durante a noite e a madrugada de quinta, 29, com a instalação de parte do conjunto de motores da Estação de Captação de Água Bruta (EAB). Com isso, a autarquia voltou a bombear água. Os bairros mais centrais e mais baixos do Município serão abastecidos entre o final da manhã e o início da tarde de quinta. As regiões mais distantes e mais altas receberão água depois, provavelmente a partir da noite do mesmo dia.

Conforme o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich, a medida foi possível com uma estratégia emergencial tomada pela autarquia. Foram limpos os poços secos da EAB e recolocado um motor como teste, mesmo com o nível do Rio dos Sinos ainda bem acima do normal. “Isso foi possível com a construção de uma mureta de contenção de água, com uso de um cimento grout, de grande poder de secagem. Assim, com a água estabilizada, foi contida a inundação na parte do maquinário. A estratégia funcionou e retomamos a distribuição”, relata Dietrich.

O bombeamento atual é de 320 litros por segundo para a cidade, sendo que o normal é de 740 litros por segundo. Outros 120 litros por segundo são fornecidos, por enquanto, pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para parte do bairro Canudos, o maior da cidade. Sendo assim, a Comusa fará manobras nos registros para que todos os bairros sejam abastecidos gradativamente, já que o potencial ainda não é pleno. “O Rio dos Sinos precisa baixar ainda mais para que possamos instalar mais motores e, assim, garantir total distribuição”, reforça Dietrich. A última medição, feita na manhã de quinta-feira, indicava 8,26m.

A Comusa retirou o conjunto de motores da EAB na manhã de terça-feira, dia 27, interrompendo o abastecimento na cidade. A medida emergencial foi tomada em função da rápida, surpreendente e inédita elevação do Rio dos Sinos, que chegou a 8,44m, um recorde histórico na EAB. Isso fez com que as águas invadissem os poços secos. Se os motores fossem molhados, poderiam sofrer graves avarias, o que tornaria a situação ainda pior no Município.

Notí­cia em 29/08/2013