Nota oficial da Prefeitura de Novo Hamburgo

Estamos enfrentando uma das piores enchentes da história do nosso Estado. Já são dezenas de municípios e milhares de famílias atingidas. O fato ocorre em função do alto volume de chuvas. Infelizmente, a comunidade de Novo Hamburgo também foi fortemente atingida. Na última medição (às 12 horas de 27 de agosto) no Rio do Sinos, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo registrou 7,93m, o que obrigou a suspensão do bombeamento e o abastecimento de água para a cidade. Desde a manhã de segunda-feira, dia 26, a Prefeitura, através de todos os seus órgãos, como Secretarias, Defesa Civil, Guarda Municipal, em esforço conjunto com Corpo de Bombeiros, entidades e a nossa comunidade, está trabalhando para atender, de forma urgente, as famílias atingidas. Juntos, com determinação e solidariedade, vamos vencer este imenso desafio e seguiremos na construção de uma cidade cada vez melhor.

Em função disso, a Prefeitura informa as seguintes orientações e providências:

- Que a comunidade passe a racionalizar o uso de água, tendo em vista ainda que o nível do Rio do Sinos deve continuar aumentando nas próximas horas e, por isso, não há previsão para a volta do abastecimento de água;

- A Prefeitura de Novo Hamburgo colocará 11 caminhões-pipa para atendimento das comunidades atingidas e dos principais serviços públicos, entre eles o Hospital Municipal, o Pronto Atendimento 24 horas (PA do Centro) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Canudos, além das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs);

- As aulas na rede pública municipal estão suspensas, também em função do racionamento do uso da água. A previsão é de que elas sejam retomadas na segunda-feira, dia 2 de setembro;

- Serão mantidos apenas os serviços públicos essenciais da Prefeitura no Centro Administrativo Leopoldo Petry;

- As atividades da Semana Municipal do Esporte e Lazer estão canceladas, a Conferência Municipal do Esporte e Lazer será transferida para uma data futura;

- As atividades da Semana da Pátria dos dias 1º e 2 de setembro estão canceladas;

Doações

Em função da enchente e das famílias afetadas e desalojadas, a Prefeitura está recebendo doações de cobertores, colchões, toalhas, alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, mamadeiras, fraldas e ração de animais. Os mantimentos podem ser entregues na sede da Guarda Municipal (Rua 3 de Outubro, 1313, telefones 3524-8737 e 153) ou no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos, telefones 156 e 3594-9999).

Notí­cia em 27/08/2013