Comusa trará da Espanha experiências inovadoras no tratamento de esgoto

Termina na quarta-feira, dia 24 de julho, a missão à Espanha que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo está participando, com visitas a estações de tratamento de esgoto no país europeu. A autarquia é representada pelo biólogo Franko Telöken, que está acompanhado de técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de professores da Universidade Feevale e de representantes do Governo do Estado. Em cidades espanholas, Telöken conferiu experiências positivas e inovadoras com uso de plantas, por meio da tecnologia Hidrolution – Filtro de Macrófitas em Flutuação (FMF). Esse modelo deverá ser adotado pela Comusa no novo sistema de tratamento de esgoto que é implantado na cidade.

Formado por nove pessoas, o grupo gaúcho iniciou as visitações no dia 18 de julho, em Sevilla, junto à Fundación Centro de Las Nuevas Tecnologias del Agua (Centa). “Trata-se de um espaço experimental em que são testadas diversas tecnologias alternativas de tratamento e de reaproveitamento de águas residuais, inclusive a Hidrolution”, diz o biólogo. Após, nos dias 19, 22 e 23, a comitiva seguiu para estações em operação e com uso da Hidrolution nas cidades Tébar, Rubielos Bajos, Villanubla, La Vellés, Salamanca e Berrocalejo. “Nestas cidades, conhecemos estações integradas, apenas com FMF, e combinadas, associadas com outras tecnologias”, conta.

Em todas as visitas, o grupo foi acompanhado por técnicos e diretores da empresa espanhola Macrofita SL. “Foi tudo muito positivo. Vimos estações em funcionamento e conversamos com técnicos, operadores e demais responsáveis pela manutenção desses locais. De volta a Novo Hamburgo, discutiremos sobre o que foi analisado para, posteriormente, estudarmos a implantação da tecnologia na cidade”, complementa Telöken.

O objetivo da Comusa e da Prefeitura é de passar a tratar, ao menos, 80% do esgoto sanitário produzido no Município. Outros projetos estão tramitando para que esse percentual possa chegar aos 100%.

Notí­cia em 23/07/2013