Obra da EBE Santo Afonso está 85% concluída

Um dos elementos essenciais do novo sistema de tratamento de esgoto que é implantado em Novo Hamburgo está em fase final de obras. A Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, situada no bairro Santo Afonso e que abrange a bacia do Arroio Luiz Rau, está com 85% de sua estrutura finalizada. O investimento é de R$ 4,2 milhões, de um total de R$ 63,9 milhões que serão aplicados nesta região da cidade. “A medida integra o objetivo de fazer com que o Município chegue a, pelo menos, 80% do esgoto tratado”, salienta o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

A EBE bombeará o esgoto sanitário das tubulações que estão instaladas ao longo das margens do Arroio Luiz Rau até a futura Estação de Tratamento (ETE). A estrutura terá capacidade de impulsionar até 730 litros de esgoto por segundo, com o uso de três bombas. Com o sistema concluído nesta região da cidade, a previsão é de que 130 mil moradores de 17 bairros sejam beneficiados. “Estamos qualificando o saneamento no Município, com grandes investimentos que terão impacto socioambiental significativo em Novo Hamburgo”, reforça o prefeito Luis Lauermann.

Atualmente, são realizadas na EBE as instalações elétricas, a montagem mecânica de tubulações e o preparo do terreno para pavimentação. A obra teve início em março de 2011 e a previsão de término está programada para setembro de 2013.

O novo sistema de tratamento de esgoto

- A Prefeitura e a Comusa estão implantando o novo sistema de tratamento de esgoto em Novo Hamburgo. Com novas estações de tratamento e de bombeamento, além de redes coletoras, o Município passará a ter, ao menos, 80% dos resíduos sanitários tratados antes de chegarem ao Rio dos Sinos.
- Os investimentos chegam a R$ 150 milhões. Somente na Bacia do Arroio Luiz Rau, as redes coletoras de esgoto são fruto de um investimento de R$ 17,8 milhões. Os resíduos são desviados por essas redes e não são despejados no arroio.
- Mais recursos são buscados pela Prefeitura junto ao Governo Federal para que outros projetos sejam realizados e o tratamento de esgoto em Novo Hamburgo alcance 100% dos resíduos despejados, hoje, junto aos arroios, que conduzem esse material até o Rio dos Sinos.

Notí­cia em 22/07/2013