CataVida forma nova turma e recebe central da Prefeitura

A participação intensa dos catadores nas audiências de 2011 do Orçamento Participativo (OP) de Novo Hamburgo resultou na nova Central de Catadores Unidade Sul, inaugurada no sábado, dia 20 de abril, pela Prefeitura. O novo espaço beneficiará mais de 20 profissionais da reciclagem além de ampliar o serviço de coleta seletiva, elevando em até 40 toneladas mensais a quantidade de resíduos sólidos reciclados na cidade. A solenidade marcou ainda a formatura de 35 alunos da capacitação do Programa de Gestão Social de Resíduos – CataVida.

A central surgiu a partir da reforma de um antigo ginásio com cerca de 500 metros quadrados. O local recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, além do revestimento de paredes e piso. A unidade será equipada com prensas, elevador de fardos, balança, bombonas e computadores. O investimento total foi de R$ 122.355,24. O novo local permitirá a extensão do trabalho realizado na Unidade Centro, com o recolhimento de papéis, papelões, metais e plásticos limpos de grandes geradores de resíduos de bairros da região sul. A expectativa é ampliar esse serviço também para escolas, comércios e residências. “Além dos benefícios que proporciona para a cidade, o CataVida recuperou a dignidade de muitas pessoas. Todos que trabalham no programa têm, hoje, renda maior do que tinham em outras profissões”, ressaltou o prefeito Luis Lauermann.

Novos catadores

A nova classe de formandos se juntará aos 203 catadores que já concluíram a capacitação desde a implantação do programa em 2010. O curso teve duração de 22 encontros semanais, nos quais foram ensinados técnicas de reciclagem, noções de cooperativismo, planejamento estratégico, economia solidária e direitos e benefícios. As duas turmas estão capacitadas agora para assumir vagas nas Unidades Centro, Roselândia e Vila Odete. O projeto conta com o apoio e a parceria da Comusa.

Notí­cia em 22/04/2013