Jardim Mauá recebe nova etapa do programa de substituição de redes

O Programa de Substituição de Redes da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – volta ao bairro Jardim Mauá na terça-feira, 11 de dezembro. A primeira etapa no local ocorreu em agosto de 2009, quando foram trocados 7,5 quilômetros de tubulações e investidos cerca de R$ 800 mil. Desta vez serão substituídos 9,4 quilômetros e investidos mais R$ 921 mil. O lançamento da obra será feito às 10h pelo diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, e pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, na rua Carioca esquina Gomes Portinho. Esta etapa deverá ser concluída dentro de 6 meses.

A nova rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com vida útil superior a 50 anos, está sendo instalada no passeio público, e não mais no meio da rua como era. O objetivo é facilitar futuras intervenções, evitando bloqueios e transtornos no trânsito. “Na rua Carioca e adjacentes temos muitos estouros de redes e alto custo de manutenção”, observa Dietrich. As regiões priorizadas pelo Programa têm alta concentração de tubulações velha, o que acaba causando muitos rompimentos na rede, interrupções no sistema de abastecimento, desperdício de água tratada e elevado custo de manutenção. Agora serão atendidas 22 ruas e beneficiado 1,2 mil pessoas no bairro.

O Programa que iniciou em 2009 já lançou 118 quilômetros de redes novas em 23 regiões de Novo Hamburgo. O investimento na área, todo oriundo de recursos próprios, chega a R$ 14 milhões. Os locais onde as obras foram concluídas, a população não enfrenta mais a falta de água e os buracos nas ruas, além de zerar o custo da Comusa com a manutenção.

Abrangência: Rua Aparados da Serra, Rua Araponga, Rua Encruzilhada do Sul, Rua Marata, Rua Vereador Weno Kneip, Rua Jaguarão, Rua São Jerônimo, Rua São Fidélis, Rua Imbé, Rua São Francisco Manuel da Silva, Rua Parati, Rua Carioca, Rua Araruama, Rua Visconde de Herval, Rua Campos Salles, Rua Feitoria Velha, Rua Alfredo Schneider, Rua Arapei, Rua Gomes Portinho, Rua Orestes Travi, Rua Júlio Luiz Steigleder e Rua Carijós.

Notí­cia em 07/12/2012