Programa CataVida forma mais 50 profissionais

Duas turmas de catadores de resíduos sólidos completam sua capacitação no sábado, dia 29 de setembro. Foram cinco meses de curso, com carga total de 80 horas. A iniciativa foi organizada pelo projeto CataVida, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Novo Hamburgo, e contou com a parceria da Comusa – Serviços de Água e Esgoto. As aulas foram ministradas pela Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars), no Centro da Cidadania e na Central de Reciclagem Roselândia. Ao todo, 50 catadores participarão da formatura, que será realizada no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz. O evento inicia às 10 horas.

Essas são as primeiras turmas a se formar depois da parceria entre o CataVida e a Comusa. No entanto, outros 157 catadores já haviam passado pelo processo de capacitação nos anos de 2010 e 2011. A gerente do Programa CataVida, Vera Rambo, ressalta que as aulas qualificam essa atividade. “Oferecemos essa oportunidade para melhorar a vida profissional dos catadores. Ao mesmo tempo, nos preocupamos com a conscientização da comunidade para a separação de resíduos”, destacou Vera. Outros dois grupos iniciarão sua capacitação no mês de outubro. As inscrições seguem abertas, e podem ser realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro da Cidadania. Para mais informações, pode-se entrar em contato pelo telefone 3594-6125.

CataVida

O CataVida surgiu com o objetivo fazer a gestão de forma social dos resíduos sólidos de Novo Hamburgo. Inicialmente, o programa tratou de modificar a forma de trabalho desenvolvida na Central Roselândia e implantar capacitações sobre coleta seletiva e reciclagem para os catadores. Os participantes do CataVida recebem cursos com orientações sobre como organizar o processo de classificação de materiais, autogestão, cidadania, economia solidária, matemática e outros. O projeto já recebeu cinco prêmios em âmbitos nacional, estadual e regional, pelo trabalho desenvolvido com a gestão de resíduos e os benefícios ao Meio Ambiente.

Notí­cia em 28/09/2012