Estação de bombeamento de esgoto está com 50% da obra concluída

Uma das estruturas fundamentais para tratar o esgoto da bacia do Arroio Luiz Rau, a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE), está com cerca de 50% da obra pronta. A EBE fica no bairro Santo Afonso e faz parte do investimento de mais de R$ 65 milhões para tratar 50% do esgoto cloacal produzido em Novo Hamburgo. A obra iniciou em março do ano passado, junto com a implantação dos 15 quilômetros de redes interceptores de esgoto nas margens do Luiz Rau, que também já está com 65% do trabalho concluído. As duas etapas devem ser finalizadas nos próximos seis meses.
 

Os canos, com diâmetro entre 150 milímetros e um metro, são colocados ao longo das margens do arroio para conduzirem o esgoto por gravidade até a EBE. A partir daí, o sistema da EBE é responsável pelo bombeamento do esgoto a Estação de Tratamento. Um dos objetivos da obra é devolver o arroio limpo à cidade, inclusive, com condições para vida aquática. Quando a obra do Luiz Rau estiver concluída, Novo Hamburgo terá alcançado a capacidade de tratar 50% do esgoto, beneficiando 130 mil moradores em 17 bairros da cidade.


Saneamento recebe o maior investimento da história


Historicamente o esgoto gerado na cidade é despejado nos arroios que chegam ao Rio dos Sinos. Sem tratamento, estes resíduos causam impactos negativos significativos em toda a região, como disseminação de doenças, agravamento do problema de escassez de água de boa qualidade, desequilíbrio ecológico e mortandade de peixes. Para mudar essa realidade, Novo Hamburgo está investindo R$ 150 milhões na maior obra de saneamento da sua história. Com isso, além de universalizar o tratamento de esgoto nos próximos cinco anos, a cidade também irá ampliar em 30% a capacidade de tratamento de água.
 

Notí­cia em 28/08/2012

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL