Novo Hamburgo inaugura a quinta estação de tratamento de esgoto

Com recursos de R$ 150 milhões para tratar 80% do esgoto nos próximos cinco anos, a Prefeitura, por meio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo –, deu mais um passo importante para atingir o objetivo, na quinta-feira, 5 de julho, ao inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim da Figueira, em Lomba Grande. Agora são cinco ETEs na cidade que tratam 4,5% do esgoto. A nova ETE tem capacidade de tratar sete litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 1,1 mil moradores do local. A obra integra a infraestrutura do loteamento, e foi feita com acompanhamento da Comusa. O diretor geral da autarquia, Mozar Dietrich, juntamente com lideranças e outras autoridades, participaram do ato de entrega da obra à comunidade.

“É um momento simbólico diante das grandes obras de saneamento que estamos realizando em Novo Hamburgo”, ressaltou Dietrich. A construção da ETE integra as ações da Administração na área de saneamento, que está investindo R$ 150 milhões para tratar 80% do esgoto cloacal e ampliar o sistema de abastecimento de água em 30%.  Em Lomba Grande, a autarquia passou a operar recentemente o sistema de abastecimento em dois loteamentos. A partir de agora, com o funcionamento da estação a Comusa também começa a tratar o esgoto do local. “Minha família e os moradores daqui estamos muito felizes em saber que vamos viver no local onde ainda tem bastante natureza e está se tendo todo cuidado para preservar essa riqueza”, disse o funcionário público, Jonathan da Silva Marques, que vai se mudar para o local este mês.

Ampliação do tratamento de esgoto

No mês de junho a Prefeitura inaugurou a ETE do Loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. Nesta obra foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões, recursos do Município e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A estação, quando operar em sua capacidade plena, terá condições de tratar 20 litros de esgoto por segundo. A estrutura também será aproveitada para tratar o esgoto sanitário da Vila Kippling, onde a Administração fará obras para a regularização fundiária e urbanística. Inclusive, a Prefeitura recebeu a confirmação esta semana da liberação do R$ 55 milhões para a realização da obra.

Notí­cia em 05/07/2012