Prefeitura entrega 120 casas para famílias hamburguenses

A segunda-feira, 18 de junho, foi marcante para 120 famílias da comunidade hamburguense. Isso porque foi o momento de dar início a uma nova etapa de suas vidas, pois a Prefeitura, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Comusa, realizou a entrega das chaves e a assinatura dos contratos das primeiras unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O Loteamento Parque Residencial Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde, recebeu as famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social no Município para conhecerem seus novos lares.

Este foi o primeiro lote entregue, que contemplará famílias que perderam suas casas nos deslizamentos ocorridos em abril de 2011 em áreas de risco do Kephas, no bairro São José. Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, o fato foi uma fatalidade, e está na hora da comunidade realizar o sonho de ter sua casa própria. “Esse é o sonho de vocês, é importante que cada família possa olhar e dizer: 'esta é a minha casa, o meu lugar'. Nunca descuidamos da nossa obrigação, que é estar do lado de vocês, mas é importante que tudo que foi feito aqui, seja cuidado, para que possamos transformar este lugar. Ainda temos muita luta pela frente”, salientou Tarcísio.

A família faz parte de um grupo de 174 famílias beneficiadas durante um ano e um mês com o Bolsa Moradia. A cada 30 dias, a população removida das áreas de risco recebeu o valor de R$ 352,00 para alugar uma residência provisória. No total, até junho, foram investidos pela Administração R$ 755.877,43 para o pagamento do benefício. A Comusa investiu mais de R$ 1 milhão no local, para implantação do sistema de abastecimento de água e esgoto.

O programa

O programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa do governo federal, administrado pela Caixa, que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. A Prefeitura de Novo Hamburgo precisou aderir à iniciativa para receber as residências. “Apresentamos interesse no projeto e repassamos a demanda de pessoas que seriam direcionadas às novas unidades. Dessa forma, implantamos melhorias no entorno do loteamento e transporte coletivo no local”, conta o secretário de Habitação, Jairo Peralta.

O loteamento

-O Parque Residencial Novo Hamburgo é direcionado às famílias que possuem renda mensal de até R$ 1,6 mil.

-Cada unidade habitacional conta com dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha, distribuídos em uma área total de 42,27 metros quadrados.

-Em todas as residências foram implantados sistema de saneamento básico e rede elétrica.

-O custo das casas é de R$ 41 mil. Este valor é pago pelas famílias em no máximo 120 meses, de acordo com a possibilidade de renda, podendo ser de R$ 51,00 o valor mínimo de cada parcela.

Notí­cia em 18/06/2012