O baixo nível do Rio dos Sinos registrado na captação de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo-, para este mês do ano, exige maior controle no consumo de água potável, alerta o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich. Segundo ele, a população tem colaborado bastante no uso consciente da água, tanto que o consumo reduziu em 30% no inicio deste ano em relação o mesmo período do ano passado. “O resultado se deve a vários fatores. Entre eles, as campanhas de conscientização e a substituição das redes antigas na cidade”, ressalta.
Dietrich lembra que é possível economizar ainda mais água, principalmente agora em que o nível do Rio está muito abaixo da média. O diretor orienta que o consumo de três metros cúbicos de água por mês para cada pessoa é o suficiente e garante o conforto. Com a medida simples e prática o cidadão acaba contribuindo para o uso consciente da água. “É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro”, conclui.
Dicas da Comusa para economizar água
Em Casa
Evite banhos demorados; mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes e faz a barba; não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira.
Nas instalações
Conserte imediatamente os vazamentos, substituindo as partes danificadas das canalizações; não faça remendos provisórios; pesquise equipamentos e componentes que economizam água quando for fazer instalações hidráulicas. Em caso de vazamento na rua, avise a Comusa: 0800 – 6000 115.
Notícia em 20/04/2012