Uma Assembleia Cidadã. Assim o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, definiu a prestação de contas realizada na noite de segunda-feira, 9 de abril, na Praça do Imigrante. A atividade reuniu moradores, servidores públicos, representantes de entidades hamburguenses e integrou as comemorações do Aniversário de 85 anos da cidade. Durante o encontro, o chefe do executivo apresentou as principais ações promovidas pela Administração durante os três anos de gestão.
Antes da prestação de contas, as mais de 800 pessoas que lotavam a praça acompanharam a homenagem feita para o artista plástico Ernesto Frederico Scheffel e para o fotógrafo e jornalista Alceu Feijó, que, assim como Novo Hamburgo, completam 85 anos em 2012. Também foi homenageada Nair Fehse Schmidt, primeira pessoa registrada na cidade após a emancipação.
Para apresentar à população os principais investimentos realizados pela Administração, Tarcísio dividiu as ações em quatro eixos. “Vivemos um momento especial na cidade, com muitos recursos. Seria necessário muito tempo para apresentar todas as ações que realizamos no Município. É importante que a comunidade saiba das receitas e despesas para decidir onde os recursos devem ser investidos”, explicou o prefeito. Ao final da apresentação, as pessoas que estavam na praça receberam uma caixa com o relato de moradores de Novo Hamburgo que foram beneficiados pelas diversas obras e serviços realizados na cidade e que contribuem para o desenvolvimento do Município. A prestação de contas completa pode ser acessada no site www.novohamburgo.rs.gov.br.
Transparência, austeridade e responsabilidade
De acordo com Tarcísio, uma das principais decisões da Administração, logo no início da gestão, foi sanar antigas dívidas do Município como, por exemplo, com o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (IPASEM) e com a AES Sul. Outra importante ação foi a criação do novo plano de carreira dos servidores. Um dos resultados destas medidas é a redução da incapacidade financeira do Município nos últimos três anos.
Desenvolvimento e inovação
Sobre o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade, Tarcísio destacou a implantação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local (PEDEL) além de projetos como a Fenac do Futuro e a criação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). Outro tema abordado foi o Distrito Industrial, que abrigará empresas. A partir deste conjunto de ações, Novo Hamburgo recebeu no início de abril destaque no 7º Prêmio Prefeito Empreendedor – Loureiro da Silva, organizado pelo Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Mais Saúde para Novo Hamburgo
“Este é, sem dúvida, o tema de maior esforço da Administração municipal”, ressaltou o prefeito ao falar sobre a Saúde Pública. Entre as principais ações realizadas pela gestão, Tarcísio destacou a criação da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) que contratou por meio de concurso público 1,4 mil profissionais além da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Canudos e diversas outras unidades de saúde na cidade. A ampliação do Hospital Municipal também foi ressaltada pelo prefeito.
Mais Saneamento para Novo Hamburgo
Sobre o sistema de saneamento da cidade, Tarcísio falou do projeto que prevê a ampliação do tratamento de esgoto que hoje é de 2% para 80% no prazo de cinco anos. Para conhecer tecnologias eficientes, uma comitiva visitou países da Europa com experiências positivas no tema. “Saneamento é uma exigência civilizatória. Levamos em conta a eficiência e a viabilidade econômica dos métodos para definir qual o ideal para ser instalado aqui”, explicou o prefeito.
Notícia em 11/04/2012