Sustentabilidade urbana. Esse é o tema do Fórum Social Temático (FST) de Novo Hamburgo, que foi aberto oficialmente na manhã de quarta-feira, 25 de janeiro, nos pavilhões da FENAC. No evento foram discutidas alternativas de plataformas e ações para promover o desenvolvimento sustentável na região. As ações do fórum aconteceram através de oficinas, debates, apresentações culturais, feira da Economia Solidária, forunzinho, exibição de filmes, entre outras atividades.
A cerimônia de abertura contou com mais de 300 pessoas, entre estudantes e autoridades. O prefeito Tarcísio Zimmermann salientou o desafio de imaginar e construir uma cidade sustentável. “Nós, hoje, vemos que aqueles que acreditaram que um outro mundo é possível, traçaram o caminho certo”, disse Tarcísio. O evento busca unir a comunidade para, de forma organizada e conjunta, construir um modelo de sociedade alternativo frente às mudanças globais. O diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, reforçou a ideia de que a população precisa agir de forma conjunta com os governos. “Temos como objetivo do FST, trazer uma plataforma de debate. É necessário levarmos as sugestões para as conferências da ONU”, salientou.
Desenvolvimento sustentável e a cidade
Durante a quarta-feira, os palestrantes Santiago Muñoz Navarrete, do Chile, e Daniele Tubino Pante de Souza, apresentaram conceitos e práticas, baseados no tema da palestra, que foi “Desenvolvimento Sustentável e a Cidade”. De acordo com Santiago, para haver sustentabilidade devemos observar três eixos, como desenvolvimento ambiental, social e econômico. “Devemos buscar soluções próprias, ao invés de nos basearmos em soluções de povos e regiões diferentes”, disse. Segundo Daniele, as cidades correspondem somente a 2% do planeta, mas são o centro da decisão e do consumo, por isso determinam na geração de impactos ambientais. Após as palestras, o público pôde tirar dúvidas e levantar questões com os palestrantes, em um momento de debate sobre ideias de sustentabilidade.
Notícia em 26/01/2012