A instalação de uma caixa de manobra de registro na nova adutora Santo Afonso/Canudos, poderá afetar o abastecimento de água para 18,2 mil residências em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira, 23 de janeiro. A obra será realizada pela Comusa das 6h às 14h, na Avenida Coronel Travassos esquina Rua Canela, no bairro Rondônia. Os bairros atingidos são: Santo Afonso, Liberdade, Ideal, Rio Branco, Industrial e parte do Rincão, Vila Rosa e Rondônia. A normalização do abastecimento deverá ocorrer durante a noite do mesmo dia. Em caso de chuva, o serviço será reprogramado para o dia 24 de janeiro, no mesmo horário.
O que é a adutora Santo Afonso/Canudos
A maior obra do Programa de Substituição de Redes realizada desde 2009 pela Comusa. A nova adutora Santo Afonso/Canudos e a troca da tubulação antiga na região iniciaram no ano passado e vão melhorar o sistema de abastecimento de água para 190 mil moradores da cidade. Para instalar os dois quilômetros da adutora e a substituição de oito quilômetros foram investidos mais de R$ 3,4 milhões. O trabalho todo no local deve ser concluído até o próximo mês.
A nova tubulação, além de acabar com o rompimento das redes e o desperdício de água potável, aumentará a capacidade de envio de água para várias regiões da cidade, principalmente, para os bairros Santo Afonso e Canudos. A adutora parte da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia, passando pelas Avenidas Sete de Setembro, Coronel Travassos e Pedro Adams Filho, até na Rua Lima, no bairro Santo Afonso. A nova tubulação em ferro fundido com diâmetro de 80 centímetros instalada no acostamento da pista de rolamento. Já a nova rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) tem extensão de 8,2 quilômetros, passando por 17 ruas dos bairros, colocada no passeio público.
Notícia em 19/01/2012