O nível do Rio dos Sinos registrou nesta segunda-feira, 28 de novembro, na base de captação de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo –, apenas 2,13 metros. Esse é o menor índice da história do rio para esta época. A situação e o recorde de consumo de água potável no último final de semana fazem com que o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, reúna a equipe técnica nesta tarde para definir medidas que evitam o desabastecimento. ”O cenário requer alerta máximo, precisamos adotar urgente mais algumas ações para não faltar água na cidade”, ressalta Dietrich.
A Comusa também já emitiu alerta que o nível do rio está abaixo de 2,15 metros, portanto é necessário suspenter a retirada de água para a irrigação, segundo um acordo feito entre as operadoras de água, o Comitesinos e os próprios produtores. Além dessa medida, a Comusa vai iniciar esta semana uma campanha informativa para tentar diminuir o uso excessivo de água nas torneiras, como por exemplo, nesse final de semana, quando o consumo bateu recorde. O slogan da campanha será: Garanta Água neste verão. Economize agora. Para afastar o racionamento, a Comusa ainda orienta que o consumo de três metros cúbicos de água por mês para cada pessoa é o suficiente e garante o conforto. Com a medida simples o cidadão acaba contribuindo para que não falte água. É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro.
Mesmo nas atividades mais comuns da nossa casa, escola ou trabalho, podemos cometer alguns excessos no uso da água, por simples desconhecimento ou descuido. Acompanhe as dicas da Comusa:
Desligue a torneira
Desligue a torneira aos escovar os dentes e ao fazer a barba. Durante 10 minutos, uma torneira aberta gasta 24 litros de água. Com esta quantidade, uma pessoa poderia beber água durante 12 dias.
Ao utilizar a máquina de lavar louça
Ao utilizar máquina de lavar louças, só a ligue quando estiver com capacidade completa. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.
Ao dar a descarga
Verifique se a válvula da descarga de seu vaso sanitário está regulada. O gasto pode diminuir de 20 para 9 litros de água.
Ao regar as plantas
Não regue as plantas nas horas quentes do dia. Prefira o início da manhã e o final da tarde, pois a evaporação é menor. E lembre-se que água em excesso também é prejudicial.
Ao tomar banho
Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche o chuveiro enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo. Deixe para escovar os dentes na pia, não embaixo do chuveiro.
Ao lavar roupas
Deixe acumular as roupas sujas para lavar de uma vez só, consumindo assim menos água. Aproveite a água com sabão em pó para valar as calçadas.
Encontrando vazamentos
Faça uma faxina em todos os pontos de água. Verifique registro de torneiras, caixa de descarga, bóias da caixa d’água, canos. Nestes pontos podem ocorrer pequenos vazamentos, mas, geram grandes consumos.
Notícia em 28/11/2011