Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comusa alerta para a maior baixa do Rio dos Sinos em sete anos

A falta de chuva significativa há mais de um mês, faz com que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – alerte a população para a necessidade do uso racional da água. O nível do Rio dos Sinos registrou nesta terça-feira, 22 de novembro, na base de captação de água bruta da Comusa, apenas 2,32 metros, o menor nível registrado dos últimos sete anos neste período. “A situação pode piorar ainda mais se não chover forte nos próximos dias”, observa o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich. Para afastar eventuais problemas de desabastecimento, o diretor orienta que o consumo de três metros cúbicos de água por mês para cada pessoa é o suficiente e garante o conforto. Com a medida simples o cidadão acaba contribuindo para que todos continuem tendo água na sua torneira. “É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro”, completa Dietrich.

Nos últimos 12 dias o Rio dos Sinos baixou 44 centímetros em Novo Hamburgo, chegando próximo ao nível de 2,25 metros, quando será emitido um alerta aos arrozeiros da região sobre a situação. Já quando o nível estiver em 2,15 metros será necessário suspender a retirada de água do rio por parte dos arrozeiros, segundo um acordo feito entre as operadoras de água, o Comitesinos e os próprios produtores. Além de ficar monitorando o comportamento do Rio dos Sinos, a Comusa também vai iniciar ainda este mês uma campanha informativa para tentar diminuir o uso excessivo de água nas torneiras. “Estamos fazendo a nossa parte substituindo as redes antigas e agilizando o máximo os consertos. Agora vamos precisar também a colaboração de toda a população para evitar o desperdício de água potável”, ressalta o diretor geral da Comusa.

Dicas da Comusa para economizar água

Em Casa

Evite banhos demorados; mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes e faz a barba; não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira.

Nas instalações

Conserte imediatamente os vazamentos, substituindo as partes danificadas das canalizações; não faça remendos provisórios; pesquise equipamentos e componentes que economizam água quando for fazer instalações hidráulicas. Em caso de vazamento na rua, avise a Comusa: 0800 – 6000 115.
 

Notí­cia em 22/11/2011

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL