NH adere à campanha de recolhimento de lixo eletrônico

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), aderiu à Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo, promovida pelo Sistema Fecomércio em todo o Estado. Com isso, os hamburguenses terão até o dia 30 de setembro para descartarem gratuitamente objetos como monitores, teclados, mouses, impressoras, telefones celulares, entre outros.

A entrega dos equipamentos pode ser realizada em pontos como no depósito da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos) e nas escolas municipais. Demais locais podem ser consultados no site www.fecomercio-rs.org.br/campanhasustentabilidade.

A campanha, que tem como slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, visa contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mobilizar e conscientizar cidadãos e empresas para a destinação correta e fortalecer práticas que abranjam a sustentabilidade e a preservação da natureza.

O que pode ser entregue:

Nos pontos de coleta, serão aceitos os seguintes equipamentos: CPU, monitor CRT (tradicional) e LCD, placa de vídeo, rede e som, teclado, mouse, impressora, notebook, copiadora/scanner, fonte/transformador, estabilizador/no break, CD-ROM, disco rígido/HD, caixas de som, celular, acessórios, telefone, fax, vídeocassete, DVD, game, modem/RUB, cabos/conectores, aparelho de som e máquina fotográfica.

Porque destinar corretamente?

A produção anual de computadores no Brasil gira em torno dos 15 milhões de equipamentos. De celulares, este número cresce para 200 milhões. A destinação incorreta, além de causar o acúmulo de resíduos em locais considerados impróprios (como terrenos baldios, banhados e lixões comuns), pode gerar danos à saúde, por conta dos elementos químicos geralmente neles presentes. Desta forma, substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico e alumínio penetram no solo, possibilitando o contato, por exemplo, com os lençóis freáticos. Assim, plantas, animais e humanos podem ser contaminados. As consequências vão desde dores de cabeça e vômitos até problemas de pele, comprometimento do sistema nervoso e surgimento de cânceres.

Notí­cia em 26/09/2011