Comusa divulga quiz interativo a contribuição individual para a sobrecarga da terra

Ação é realizada em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, do qual a autarquia é integrante

A terra entrou no vermelho. A expressão, tão comum quando pensamos no orçamento doméstico, se justifica pelo seu simbolismo. A partir da última segunda-feira (29) tudo o que consumirmos de recursos naturais do planeta já ultrapassou a capacidade da natureza em regenerar esses recursos. Para mostrar o papel individual de cada um nesse problema, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, do qual a Comusa é signatária, elaborou um quiz interativo, com o apoio da consultoria ambiental WayCarbon. O teste analisa a Pegada de Carbono individual e tem sido divulgado pela Comusa.

O Dia da Sobrecarga da Terra é calculado desde 1986. Nesse ano ele chegou dois meses antes de 20 anos atrás e a cada ano se antecipa no calendário. Isso significa que a humanidade consumiu todos os recursos naturais - como água, terra e ar limpo - que o Planeta Terra oferece, segundo um cálculo da organização não governamental (ONG) Global Footprint Network. “Hoje a humanidade utiliza os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido do que a capacidade de regeneração dos ecossistemas. Isso é grave e a responsabilidade é de cada um de nós”, lembra o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

 

TESTE - A Pegada de Carbono, medida no teste divulgado pela Comusa, é um dos componentes da Pegada Ecológica, que considera ainda os hectares necessários para sustentar o consumo e o estilo de vida de cada pessoa. “Nossa intenção é sensibilizar os indivíduos para que estes mobilizem suas empresas e organizações sobre a urgência de olhar para questões relacionadas ao meio ambiente e o clima. O teste está disponível nas redes sociais da Comusa”, explica Lüders.

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU, da qual a Comusa é integrante, tem uma frente de ação contra a mudança do clima, a #Action4ClimateBrazil. O objetivo da ação, e da autarquia, é contribuir para que a temperatura da terra não ultrapasse 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. O teste está disponível em http://bit.ly/TesteOverShoot.

Notí­cia em 30/07/2019

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL