Laboratório da Comusa recebe reconhecimento da Rede Metrológica do RS

Certificado valida monitoramento realizado nos órgãos ambientais fiscalizadores

 

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo foi novamente reconhecida pela qualidade do serviço prestado. Nesta quarta-feira, 10, o Laboratório de Controle de Qualidade da Comusa recebeu certificados de reconhecimento da Rede Metrológica do Estado do Rio Grande do Sul (RMRS). O laboratório foi certificado por estar de acordo com os requisitos da norma técnica NBR ISO/IEC 17025:2017.

O diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, destaca que tais certificações são necessárias para validar o monitoramento realizado pela autarquia. “Esses reconhecimentos são fundamentais para que o monitoramento realizado pela autarquia seja válido e aceito pelos órgãos ambientais fiscalizadores da atividade de tratamento de esgotos”, explicou, parabenizando a equipe técnica do Setor de Produção pelo trabalho realizado. O coordenador de produção da Comusa, engenheiro químico Arlindo Soares Räder, enfatiza o trabalho dos servidores da autarquia. “O reconhecimento do Laboratório pela RMRS é fruto de um ano de trabalho em conjunto de toda uma equipe técnica constituída de profissionais do Setor de Produção da Comusa”, disse.

Além dos certificados, a Comusa obteve também a renovação do cadastro junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e também Licença Única da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (SEMAM-NH).

 

Certificações para Ensaios Químicos, Ensaios Biológicos e Amostragem

O Laboratório de Controle de Qualidade da Comusa foi reconhecido pela RMRS para Ensaios Químicos, Ensaios Biológicos e Amostragem para os parâmetros monitorados nas amostras de esgoto provenientes das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e Unidades de Tratamento de Esgotos (UTEs) da COMUSA, bem como para os corpos hídricos receptores.

A Rede Metrológica RS é pioneira entre as demais Redes Estaduais existentes no País, sendo criada por iniciativa do sistema FIERGS e da Comunidade Científica e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Sul. Ao se associar à Rede Metrológica RS, um laboratório se compromete a abrir suas portas para avaliações do seu sistema da qualidade com o objetivo de obter o status de laboratório reconhecido, tal como a Comusa recebeu. Hoje a Rede Metrológica RS representa um filtro de excelência para os serviços oferecidos nas áreas de avaliações de laboratórios, treinamentos em metrologia, programas de ensaios de proficiência e produção dos materiais de referência. O Laboratório da Comusa foi reconhecido pela Rede Metrológica por estar de acordo com os requisitos da norma técnica NBR ISO/IEC 17025:2017. Essa norma estabelece os requisitos gerais de competência de laboratórios de ensaio e calibração, contempla as últimas mudanças nesse ambiente, bem como as práticas mais recentes.

 

 

 

Notí­cia em 11/07/2019

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL