Comusa garante qualidade da água em Novo Hamburgo

 

Autarquia atende os requisitos do Ministério da Saúde na potabilidade da água

 

Tendo em vista a ampla divulgação de uma pesquisa sobre a qualidade da água em diversas cidades brasileiras, a Comusa Serviços de água e Esgoto em Novo Hamburgo informa que não foi detectado a presença de nenhum agrotóxico acima dos limites brasileiros em análises realizadas. A Comusa segue rigorosamente a legislação brasileira que determina os parâmetros da potabilidade da água para abastecimento público e garante a qualidade da água que distribui em Novo Hamburgo.

A Comusa possui um laboratório que realiza diariamente análise da água que entrega, além de possuir um rigoroso processo de tratamento de água. A Autarquia realiza as análises estabelecidas pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação n.º 05/2017 do Ministério da Saúde e pela Portaria n.º 320/2014 da Secretaria Estadual de Saúde do RS (portaria específica de agrotóxicos para o Estado do RS).  Até a presente data, não se tem observado a presença de agrotóxicos na água tratada, conforme rege as referidas portarias.

Todos os resultados dos ensaios de agrotóxicos realizados até o momento atenderam aos Valores Máximos Permitidos (VMPs) da legislação citada acima, sendo possível afirmar que os 27 agrotóxicos monitorados não foram detectados/quantificados. Conforme estabelece o anexo 7 da Portaria de Consolidação nº 5 GM-MS/2017, há 27 parâmetros de agrotóxicos com respectivos valores máximos permitidos enquadrando a água como potável, caso estejam abaixo do VMP, e não potável caso estejam acima.

A Comusa entende que a reportagem relacionou os 15 testes com os 15 laudos da antiga Portaria n.º 2914/2011 cadastrados no Sistema Siságua entre os anos de 2014 e 2017, sendo oito de água tratada e sete de água bruta. A Autarquia acredita que as informações foram divulgadas na reportagem de maneira tendenciosa, pois há total divergência com os laudos realizados nos laboratórios contratados pela Comusa. 

Consta em nossos laudos: 

a) 8 laudos  tiveram seus resultados expressos em termos de <LQ (inferior ao limite de quantificação), ou seja, agrotóxico não quantificado, água atendendo plenamente aos VMPs de agrotóxicos;

b) Outros 7 laudo, resultaram como <LD (inferior ao limite de detecção), ou seja, não detectado. 

A COMUSA garante à população de Novo Hamburgo que segue rigorosamente a legislação brasileira que determina os parâmetros da potabilidade da água para abastecimento público e, assim, reafirma seu compromisso com o abastecimento de água de qualidade para a população hamburguense.

 

 

 

Notí­cia em 24/04/2019

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL