Cisterna é lançada em Escola de Educação Infantil durante a Semana Municipal do Meio Ambiente

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo em parceria com a Semana Municipal do Meio Ambiente, coordenada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), realizou na segunda-feira, 2 de junho, a entrega de uma cisterna na Escola Comunitária de Educação Infantil Ideal. Com o intuito de auxiliar na captação da água da chuva e visando o incentivo ao uso racional e a economia de água, a cisterna foi apresentada para uma turma de aproximadamente 30 crianças de 4 a 5 anos. A servidora Milena Rossetti, da Coordenadoria Socioambiental da Comusa, interagiu com os alunos, contextualizou a importância da “casa das gotinhas” e explicou o principal objetivo dela na escola. Na sequência, os alunos personalizaram a mesma e a coloriram com o desenho das próprias mãos. “Na escola os alunos têm conhecimento sobre a importância do reaproveitamento da água, sempre trabalhamos isso com as crianças.  Além disso, também ensinamos o que é sustentabilidade. Aqui sucata vira brinquedo e as cascas das frutas viram geléias”, afirmou a diretora da escola, Gisele Vargas Jung.

A entrega da cisterna integra uma série de atividades previstas para a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo. Coordenada pela Prefeitura, pela primeira vez o evento será realizado em parceria com as secretarias da Educação (SMED), Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Desenvolvimento Social (SDS) e com a Comusa. A programação também contará com eventos paralelos acontecendo em outras escolas do Município. Além da Escola de Educação Infantil Ideal, mais três escolas receberão as cisternas.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente ocorre nesta segunda, 2 de junho, no Auditório do Prédio Branco do Campus 2 da Universidade Feevale, a partir das 19 horas. A atividade terá como atração a apresentação do Coral Catavida e palestra com o mestre em Geociências (UFRGS) e assessor científico da National Geographic, Rualdo Menegat.

FOTOS: ALINE AZEVEDO
Crianças coloriram a “casa das gotinhas”
Representantes da Coordenadoria Socioambiental juntamente com diretores da escola lançam cisterna

Notí­cia em 02/06/2014