DICAS

Mesmo nas atividades mais comuns da nossa casa, escola ou trabalho, podemos cometer alguns excessos no uso da água, por simples desconhecimento. Acompanhe nossas dicas e reflita sobre seu consumo de água!

Desligue a torneira

Desligue a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. Durante 10 minutos, uma torneira aberta gasta 24 litros de água. Com esta quantidade, uma pessoa poderia beber água durante 12 dias.

Ao utilizar a máquina de lavar louças

Ao utilizar máquina de lavar louças, só a ligue quando estiver com capacidade completa. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

Ao dar a descarga

Verifique se a válvula da descarga do seu vaso sanitário está regulada. O gasto pode diminuir de 20 para 9 litros de água.

Ao regar as plantas

Não regue as plantas nas horas quentes do dia. Prefira o início da manhã e o final da tarde, pois a evaporação é menor. Use água da chuva e lembre-se que água em excesso também é prejudicial.

Ao tomar banho

Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche o chuveiro enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo. Deixe para escovar os dentes na pia, não embaixo do chuveiro.

Ao lavar roupas

Deixe acumular as roupas sujas para lavar de uma vez só, consumindo assim menos água. Aproveite a água com sabão em pó para valar as calçadas.

Encontrando vazamentos

Faça uma faxina em todos os pontos de água. Verifique registro de torneiras, caixa de descarga, bóias da caixa d’água, canos. Nesses pontos podem ocorrer pequenos vazamentos, mas que geram grandes consumos.

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL