Comusa ingressa no Conselho Mundial da Água

Além da Comusa, apenas a Sabesp, no Brasil, é autarquia de saneamento com direito a voto na entidade

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo se tornou, neste mês, a segunda autarquia brasileira a integrar, com direito de voto, o Conselho Mundial da Água (WWC), entidade que conta com mais de 600 agências governamentais, em mais de 60 países de todo o mundo. Além disso, a Comusa é a única autarquia de saneamento 100% pública a fazer parte do WWC. O grupo, que também conta com a Sabesp e órgãos do governo federal, estuda, promove e atua com políticas voltadas para a conservação, preservação e tratamento da água; permite a troca de experiências com outras autarquias e pesquisadores ao redor do mundo e aproxima os membros de financiadores internacionais na área.
O evento de apresentação do Conselho Mundial da Água na Comusa foi acompanhado por servidores, membros do conselho deliberativo, imprensa, entidades empresariais e pela prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt. “Temos o privilégio de ter água em abundância muito perto, mas viramos às costas para o nosso Rio dos Sinos. Hoje, no mundo inteiro, a preocupação é com o meio ambiente, com sustentabilidade e com a água. E é aí que entra o WWC. A Comusa fazer parte desta entidade, junto somente com a Sabesp, no Brasil, mostra como Novo Hamburgo não tem mais fronteiras. Queremos ser também inspiração para outros municípios”, destacou a prefeita.
O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, lembrou que, desde 2019, a autarquia também faz parte do Pacto Global da ONU e que, no WWC, poderá se aproximar ainda mais da comunidade global acessando novos projetos e pesquisas, mas mostrando o trabalho que já é feito em Novo Hamburgo. “Foram meses de negociação para participarmos do Conselho, mas estar no Pacto Global foi fundamental para preparar o caminho. Neste ano, que a Comusa completa 25 anos, vamos dar um novo passo pensando no futuro, buscando inovação e recursos para garantir uma contínua melhoria no atendimento a todos os hamburguenses”, finaliza.

Notí­cia em 27/01/2023