Santo Afonso recebe 7ª VRP e registra queda recorde em vazamentos

Novas obras no local já garantiram, por mês, redução da perda de 30 mil m³ de água tratada no bairro

A substituição das redes de abastecimento e instalação de sete Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP), reduziram significativamente os vazamentos de água no bairro Santo Afonso. Nesta terça-feira (08), a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo instalou mais uma VRP, que vai beneficiar não apenas o local, mas também os bairros Industrial e Liberdade. No começo do ano, foi finalizada a substituição de mais de sete quilômetros de rede de ferro e fibrocimento por PEAD, um material mais maleável e fácil de consertar, que impactam diretamente no abastecimento. Com as VRPs, que regulam a distribuição de água conforme a demanda da comunidade, reduzindo a pressão quando há pouca utilização, é evitado o desgaste dessas redes, diminuindo os rompimentos.
De acordo com levantamento feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da autarquia, em apenas dois meses, as obras tiveram um impacto recorde no local, reduzindo a perda de água tratada no local em 30 mil m³ por mês, o equivalente a 16 piscinas olímpicas, poupando em torno de R$ 40 mil. O investimento desse conjunto foi de R$ 50 mil. Ao todo, Novo Hamburgo conta com 60 VRPs instaladas, das quais 10% estão localizadas no bairro, e beneficiam mais de 4 mil economias.


O vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, reforça a importância de mecanismos que melhorem as redes e garantam o abastecimento no Município. “Santo Afonso é uma região muito delicada que teve uma explosão de novos moradores e sofria constantemente com falta de pressão e inúmeros rompimentos da redeo ano finalizamos a substituição de um grande trecho da rede com PEAD e, com essas VRPs e macromedidores, conseguimos saber em tempo real o consumo para que a 

Como funciona uma VRP?
A Válvula Reguladora de Pressão monitora a demanda de água em uma região. Quando o consumo está alto, ela aumenta a pressão para atender todos os usuários; quando diminui, ela reduz a pressão, evitando que as tubulações desgastem e rompam com facilidade. Isso garante uma maior durabilidade às estruturas.

Notí­cia em 11/11/2022

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL