Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comusa reafirma compromisso com o Pacto Global da ONU

Autarquia completa o segundo ano como parte da organização mundial com ações voltadas para sustentabilidade e saneamento

 

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo reafirmou neste mês, pelo segundo ano, seu compromisso com o Pacto Global da ONU, iniciativa mundial que reúne empresas e entidades com o objetivo de promover a sustentabilidade no meio ambiente, os direitos humanos, trabalho e combate à corrupção. Para poder continuar como empresa ativa no Pacto, a Comusa precisa apresentar um relatório anual com atividades e ações realizadas que se encaixem nos parâmetros da iniciativa, além de resultados já mensurados.

Entre os destaques de 2020 a 2021, as ações tomadas pela autarquia durante a pandemia para auxiliar a população, suspendendo o corte de água, obras de regularização fundiária juntamente com a Prefeitura de Novo Hamburgo, e o encaminhamento das obras das Estações de Esgoto da Vila Palmeira e da Roselândia. Para o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, a parceria com a ONU faz com que a autarquia busque novas iniciativas para trabalhar dentro dos objetivos propostos pelo Pacto. “A Comusa esteve sempre muito ligada com o trabalho de sustentabilidade, mas em ano de pandemia isso foi dificultado. Ainda assim, apresentamos novas iniciativas tão importantes quanto aquelas que já havíamos apresentado em 2019. Estamos melhorando o serviço, a relação de trabalho com os servidores, buscando transparência com a população e pensando no futuro, cuidando do meio ambiente”, destaca.

 

Confira o relatório:

Direitos Humanos:

Desde o início da pandemia, a Comusa tem privilegiado a segurança de seus servidores. Além de serem reduzidos os turnos de trabalho e criado uma escala alternada para os colaboradores, ainda em 2020, a autarquia se preocupou em disponibilizar todas as ferramentas necessárias para que grupos de risco possam realizar seu trabalho por home office. Ao longo de todo o ano, essa iniciativa se manteve flexibilizada até março. Agora, a autarquia atua em 75% de sua capacidade, revezando nos setores com maior número de participantes. Para aqueles que precisam continuar no local de trabalho, visto que é um serviço essencial, providenciou um estoque substancial de álcool gel e adotou medidas de distanciamento social junto aos servidores, reforçando o uso obrigatório de máscaras, que também foram fornecidos pelo setor de recursos humanos.

 

A Comusa deu início a uma movimentação, junto à Assemae, para a vacinação de servidores do saneamento em todo o País. O pedido foi levado às esferas estaduais e federais, bancadas do Congresso e Ministério da Saúde.

Melhorias de espaços físicos e remanejamento de setores para melhor adequação em espaços mais amplos e menos restritivos.

Campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos, juntamente com a ASCOM, para doações à famílias que foram atingidas pela pandemia.

Durante a pandemia, suspendeu o corte de água de famílias inadimplentes, permitindo o parcelamento em até 30 parcelas.

Obras de regularização fundiária em loteamentos de baixa renda no Município. Apenas no bairro Canudos, são 48 famílias beneficiadas com tratamento de esgoto.

 

Trabalho:

A Comusa informatizou todos os seus processos tornando eles 100% digitais ainda em 2020. A mudança foi bem aceita pelos servidores que já se adequaram à mudança. A autarquia é a primeira do Município a implementar com sucesso esse sistema

Reformas e limpeza dos espaços da autarquia com construção de novas áreas de lazer para os servidores.

Renovação da frota de veículos

Cursos de capacitação gratuitos a servidores e gestores

         

Meio-Ambiente:

A Comusa realizou atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente, com produção de vídeos e matérias detalhando o funcionamento das novas ETEs que estão sendo construídas, dicas de sustentabilidade e informações sobre a preservação do Rio dos Sinos.

Distribuídas cestas de coleta de material orgânico em todos os prédios para criação de minhocário no setor Socioambiental.

Distribuição de mudas de árvores para servidores e plantio simbólico no parque Floresta Imperial, administrado pela autarquia.

Revisão do Plano de Saneamento do Município para análise do impacto de filtros e fossas no tratamento de esgoto, além da finalização e início da operação de duas novas ETEs, na Vila Palmeira e no bairro Roselândia.

Vistoria da FEPAM no terreno que será construído a nova ETE Luiz Rau, que será responsável pelo tratamento de esgoto de 50% do Município. O processo foi agilizado pelo departamento jurídico da autarquia. Projeto estava parado desde 2016.

Apresentação do projeto 3D da ETE Luiz Rau pela empresa licitada. Expectativa é que obra possa ser concluída até 2022.

           

Anticorrupção

A implementação do sistema de processos digitais em março de 2020 é um passo para tornar os processos da Comusa ainda mais transparentes para a fiscalização da população e órgãos de controle. Neste ano, a utilização dessa ferramenta permitiu evitar erros nos processos e agilizar o funcionamento da autarquia.

 

  1. Medidas dos Resultados
  2. Investimento de mais de R$ 13 mil em capacitação para gestores e servidores, com 24 inscrições.
  3. As novas ETEs vão elevar o tratamento de esgoto de 5% para 7,5% em todo o Município.
  4. Famílias já estão sendo beneficiadas com obras de regularização fundiária que, além de garantir esgoto tratado ainda permitem que a Prefeitura legalize suas moradias.

 

Notí­cia em 24/06/2021

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL