A partir de agora, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Te Vi, no bairro Canudos, poderão captar e utilizar a água da chuva para fins não potáveis. Isso porque, na manhã desta quarta-feira, 6 de abril, o setor Socioambiental da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, esteve na escola e fez a instalação de uma cisterna. A proposta faz parte do programa Guarde a Chuva, que tem como objetivo incentivar a captação de água para reuso em atividades que não necessitem potabilidade e estimular o uso racional da água.
A instalação da cisterna integra uma série de atividades em comemoração ao mês de aniversário dos 89 anos de Novo Hamburgo. Além da EMEI Bem Te Vi, as EMEFs Caldas Júnior e Samuel Dietschi também receberão suas cisternas. As entregas ocorrerão na sexta-feira, dia 8 de abril e na quarta-feira, 20 de abril, respectivamente.
Antes da entrega oficial à escola, o responsável pelo Programa Guarde a Chuva, Lucas Robaldo, explicou aos alunos como podem fazer o uso do recurso e incentivou as crianças a mostrarem aos pais a proposta do projeto, para que elas possam desenvolver até mesmo em casa maneiras de captar água da chuva para fins não potáveis. A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação (SMED), Rita Morais, agradeceu a equipe da Comusa pela iniciativa e reforçou como a escola pode aproveitar a água armazenada.
Na sequência, como forma de agradecimento, os alunos dos níveis 4 e 5 fizeram uma apresentação e cantaram a música “Sementinha”. Após, as crianças plantaram sementes de alface e cenoura e receberam instruções de como regá-las, utilizando a água da chuva captada na cisterna. A aluna Ketulyn Callegari, de 4 anos, plantou a sua sementinha de alface. “Vou levar para casa para colocar junto com as plantas da minha mãe. Vou ajudar ela a cuidar”, comentou.
Como fazer uma cisterna:
Para construir uma cisterna, é necessário um reservatório, tubos e conexões de PVC e tela de mosquiteiro, que ajudará a impedir a entrada de folhas, pedras e insetos. O preço médio para a confecção varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00. A água captada pela cisterna pode ser utilizada na lavagem de carros e calçadas, na irrigação de jardins e hortas, além de muitas outras atividades que não necessitam de água potável para a sua realização. Quem tiver interesse, pode consultar as equipes da Comusa para auxílio por meio do e-mail socioambiental@comusa.rs.gov.br. No total, o Programa Guarde a Chuva já instalou oito cisternas em escolas.
Alunos da EMEI Bem Te Vi com a equipe da Comusa após a entrega da cisterna
Crianças plantaram sementes de alface e cenoura e receberam instruções de como regá-las utilizando a água da chuva
A aluna Ketulyn Callegari, de 4 anos, mostrando sua sementinha de alface
Cisterna abastecendo regador para molhar as sementes plantadas pelos alunos
Notícia em 06/04/2016