Obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água avançam

As três frentes que compõem as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Novo Hamburgo estão em pleno andamento. Lançadas em 7 de agosto, as intervenções reúnem investimentos de R$ 29,3 milhões. O objetivo é que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo tenha um sistema mais seguro para tratamento e distribuição, garantindo o abastecimento mesmo em períodos críticos, como de cheias e de estiagem.

No conjunto de melhorias, estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) e a nova adutora que ligará estes dois pontos. Com a ampliação do SAA, a Comusa poderá programar serviços de manutenção e garantir segurança no abastecimento à comunidade, graças ao aumento da captação e do tratamento, passando de 750 para 950 litros por segundo de água, um incremento de 26%. “Com esse incremento, estaremos promovendo uma grande melhoria, tanto na captação quanto no tratamento. Teremos equipamentos modernos, com baixo custo de manutenção e que gastam menos energia elétrica que o maquinário atual”, enfatizou o prefeito Luis Lauermann durante visita às obras no final da manhã de segunda-feira, dia 28 de outubro.

Os atuais 750 litros por segundo captados por dia atualmente já são suficientes para abastecer a cidade. Para isso, no entanto, os equipamentos não podem parar de funcionar. “Nosso sistema opera 24 horas por dia, ininterruptamente. Modernizando-o, poderemos suspender o bombeamento por algumas horas, principalmente à noite, para fazer manutenções sem que isso afete a distribuição de água”, destacou Dietrich.

O que está sendo feito?
- A ampliação do SAA envolve três obras. Uma delas é o aumento da ETA, com novo tanque decantador, além das reformas de um floculador e de oito filtros, entre outros incrementos, para receber maior volume de água.
- O que for captado junto ao Rio dos Sinos será conduzido pela nova adutora de água bruta, com extensão de 5,5 quilômetros e com diâmetro de 1 metro, medidas adequadas para uma vazão de até 1,3 mil litros por segundo. Atualmente, as obras estão na Rua Coronel Jacob Kroeff Filho. Na sequência, avança para as ruas Carlos Grün, Adão Steigleder, Santa Cristina, Cláudio Dienstmann, Ary Victor da Silva, Minas Gerais e Estrada da Integração Leopoldo Petry.
- Para melhorar o bombeamento de água, será construído uma nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) junto ao Rio dos Sinos, em Lomba Grande. Ela será três vezes maior que a atual, além de ser mais alta e mais profunda, potencializando o sistema, que poderá captar água mesmo em períodos de cheia ou de forte estiagem.
- Com mais captação de água, a Comusa poderá manter os reservatórios espalhados pela cidade mais tempo cheios, sem que o maquinário opere ininterruptamente.

Investimento:
Programa Saneamento para Todos - Ministério das Cidades (Recursos do FGTS)
Financiamento: R$ 23.814.970,06
Contrapartida: R$ 5.578.870,38
Total: R$ 29.393.840,44

Fotos: Aline Azevedo
Prefeito Luis Lauermann (à esquerda) e diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich (à direta) durante visita às obras de ampliação da SAA
Nova adutora de água bruta é instalada na Rua Coronel Jacob Kroeff Filho
Tanque decantador faz parte das obras de ampliação da ETA
EAB será construída em área junto ao Rio dos Sinos, em Lomba Grande

Notí­cia em 28/10/2013