Novo Hamburgo ampliará o Sistema de Abastecimento de Água em 26%

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo lançou na manhã de quarta-feira, 7 de agosto, a obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). Com investimento de R$ 29,3 milhões, fruto de financiamento obtido com o Ministério das Cidades, as intervenções melhorarão o serviço no Município, com maior potencial de captação junto ao Rio dos Sinos e qualificação do tratamento de água. Com a obra finalizada, o sistema será ampliado em 26%, passando a captar de 750 litros por segundo para 950 litros por segundo.

O lançamento ocorreu na sede da Comusa, no bairro Rondônia, com a assinatura da ordem de início de obras. “É mais uma intervenção com grande investimento que mostra o potencial da autarquia”, ressaltou o prefeito Luis Lauermann. “A Comusa é eficaz no serviço que presta, que é vital para nossa cidade, e ainda serve de modelo para outras companhias”, complementou.

As intervenções no SAA passam pela realização de três projetos, que serão executados ao mesmo tempo: a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB), a adutora que transportará o volume coletado e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), junto à sede da Comusa. “Estamos modernizando nosso processo de captação e de tratamento. Com essa obra finalizada, teremos mais segurança para servir a população, com uso de uma estrutura robusta e ágil”, declarou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

É a qualificação do processo que passará a dar maior segurança ao sistema. Atualmente, o abastecimento é feito com maquinário obsoleto, muitos com mais de 40 anos de uso, e que acusa constantes panes, prejudicando o serviço. “Com a ampliação do SAA, a Comusa garantirá que os 23 reservatórios de água espalhados pela cidade permaneçam cheios”, frisou Dietrich.

As obras
- Em Lomba Grande, será construída a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB), que faz a coleta de água junto ao Rio dos Sinos. A estrutura será construída próximo à ponte da Estrada de Integração Leopoldo Petry, que liga à área urbana com a zona rural de Novo Hamburgo.
- Para transportar a água coletada, a Comusa instalará uma adutora da captação até a Estação de Tratamento de Água (ETA). Tubulações de 1 metro de diâmetro serão colocadas a partir do Rio dos Sinos, passando juntamente à Estrada da Integração, entrando na área urbana do Município pela Rua Guia Lopes e por outras vias, chegando à ETA. A adutora terá 5,5 quilômetros de extensão.
- Para receber um maior volume (950 litros por segundo), a ETA será ampliada. Será instalado um novo canal de chegada de água e novos decantadores, entre outras estruturas necessárias para a realização do tratamento, antes de abastecer a população.

Fotos - Maiara Holz (clique nas imagens para ampliá-las)

Eficácia dos serviços da Comusa foi elogiada pelo prefeito Luis Lauermann

Dietrich e Lauermann assinaram a  ordem de início das obras
Dietrich e Lauermann assinaram a ordem de início das obras