Comusa intensifica programação em virtude do Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Por causa disso, a Comusa intensificou em março e abril o número de palestras e atividades de conscientização em Novo Hamburgo.  Somente este mês são 15 palestras marcadas pelo setor da Gerência Socioambiental da autarquia, sem contar as visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água. O diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, aproveita a data para fazer uma avaliação sobre a importância do saneamento para a qualidade de vida. Ele destaca as principais realizações da autarquia nos últimos anos. Segundo Dietrich, já ocorreram importantes avanços em relação à consciência ambiental, “mas ainda precisamos evoluir muito, principalmente com relação à gastança e desperdício da água”, ressalta.

O principal objetivo da Comusa é gerenciar o sistema de saneamento básico, compreendido pelo abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto cloacal em Novo Hamburgo. “A Comusa é referência em empresas de saneamento no Brasil em tópicos como controle e diminuição de perdas, presteza e agilidade no atendimento à população para ligações novas, consertos de vazamentos. Esse bom trabalho da Comusa é reconhecido pela população e é essencial para nossa qualidade de vida”, avalia Dietrich. Hoje a Comusa bombeia 740 l/s de água do Rio dos Sinos e produz em média 1,7 bilhões de litros de água por mês, para abastecer mais de 78 mil economias ativas, com estimativa de uma população de 237 mil habitantes. Após 21 anos de fundação e 14 de atividade, a Comusa fornece água potável a 98% da área urbana da cidade. Nos últimos anos, a Comusa também tem assumido a demanda de coletar e tratar o esgoto doméstico que é produzido por essa população.

E em todas as palestras realizadas pelos agentes da autarquia, sempre são destacados a necessidade de cuidar de nossos recursos hídricos, da importância do Rio dos Sinos para o abastecimento de Novo Hamburgo e região, além de explicar como funciona o sistema de tratamento de água na Comusa, os cuidados que devemos ter com a rede de esgoto, e uso racional da água.

As grandes obras de saneamento

A Comusa está trabalhando em várias frentes de obras atualmente. A principal delas é a obra de tratamento de esgoto, a maior na história da cidade. “Desde 2009, a administração vem atuando intensamente para viabilizar este empreendimento. Em 2011 começamos a execução da obra de tratamento de esgoto do Arroio Luiz Rau, que irá elevar de 4% para 80% o índice de esgoto tratado no nosso município, nos próximos 4 anos”, lembra Dietrich.  E ainda no primeiro semestre deste ano inicia a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água em 30%. O investimento ultrapassa os R$ 150 milhões em saneamento. Além disso, forma trocados mais de 120 quilômetros de redes de água nos últimos 4 anos, o que está qualificando em muito o abastecimento de água para os hamburguenses. “Nos próximos 4 anos, vamos substituir os últimos 200 quilômetros de redes velhas de fibrocimento e ferro fundido para reduzir drasticamente os estouros de redes, as perdas de água e os transtornos que isto traz à população”, informa o diretor geral.
 

Notí­cia em 21/03/2013

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL