Os moradores de Novo Hamburgo, especialmente quem vive próximo à Bacia do Arroio Luiz Rau onde acontece a instalação dos interceptores para o tratamento do esgoto sanitário e nas regiões que está em andamento o Programa de Substituição de Redes de Água, estão recebendo visita de agentes comunitários da Comusa – Serviço de Água e Esgoto. Os agentes levam informações e orientações de casa em casa sobre as obras de saneamento. A ação faz parte do trabalho socioambiental da autarquia. “Nosso objetivo é promover o entendimento e a sensibilização da comunidade sobre a obra que está na frente de sua casa, na sua rua ou em seu bairro. Queremos que a população compreenda a importância das obras para a cidade”, explica a gerente socioambiental da Comusa, Caroline Manéa.
O trabalho começou a ser intensificado a partir deste mês, por causa do impacto das obras no cotidiano das pessoas. Agora os agentes vão orientar e informar sobre a necessidade das obras que irão melhorar a qualidade de vida de todos e contribuir na preservação e conscientização do meio ambiente. Como muitos transtornos são inevitáveis nas ruas em momentos de grandes obras, o projeto também tem finalidade de fazer reflexões e discussões, além de criar um vínculo de confiança com a população. “Tratar o Esgoto é fator de grande importância para devolver o Arroio limpo a cidade e cessar os impactos negativos em toda a região. No momento estamos realizando o maior investimento da história nessa área, que irá gerar muitos resultados e impactos positivos a médio e longo prazo”, ressalta o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich.
Nas visitas, de porta em porta, os moradores podem fazer questionamentos sobre abastecimento de água, rede de esgoto e ainda esclarecer as dúvidas sobre outros assuntos de saneamento. Proprietário de uma mecânica no bairro Santo Afonso, Otaviano Leite de Oliveira, gostou da iniciativa. “Ajuda muito quando a gente recebe esclarecimento em casa sobre a obra que é feita na nossa rua”, comenta. A previsão é de que sejam atingidas todas as áreas onde as obras estão chegando.
Notícia em 09/08/2011