Estudantes de Novo Hamburgo se tornam Amigos da Água

Trabalho desenvolvido pela Comusa e Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Novo Hamburgo transforma estudantes de escolas públicas municipais e estaduais em multiplicadores ambientais. O projeto “Amigos da Água em Nossa Comunidade” já atendeu mais de 300 crianças e adolescentes desde 2009. Nesta quinta-feira, 15 de setembro, mais 20 estudantes que participaram do projeto em 2011 foram diplomados Amigos da Água. O evento aconteceu no bairro Canudos, com a presença do diretor geral em exercício da Comusa, Silvio Klein, da prefeita em exercício, Lorena Mayer, da secretária da SDS, Jurema Guterres, entre outras autoridades.

“É uma ação baseada na realidade, tanto na comunidade que atua quanto nos temas que são discutidos durante a qualificação”, destaca Klein. Os estudantes entre 10 e 14 anos participaram de 10 encontros, quando receberam mini cursos, orientados pelos multiplicadores ambientais da Comusa, sobre tratamento de água e esgoto, redes de esgotamento sanitário, perigos da água poluída para a saúde, dicas de consumo consciente e o papel dos arroios para nossa cidade, entre outros assuntos ecológicos. “A intenção desse trabalho é estimular e multiplicar o conhecimento através das crianças, sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente e o desafio de levar a compreensão de todos sobre as obras de esgotamento”, enfatiza a gerente socioambiental da Comusa, Caroline Manéa.

Isadora Nunes, 13 anos, moradora do bairro Canudos, é uma das que se tornou guardiã do meio ambiente. “Antes a gente nem separava o lixo, não cuidava da água, porque não sabia que era importante para preservar o planeta”. Ele também conta que seu conhecimento está influenciado a família. “Agora, lá em casa todos estão cuidando para não poluir a natureza”, comenta a estudante, orgulhosa do seu aprendizado. O foco do projeto é atender famílias carentes da cidade, ocupando o tempo dos jovens no turno inverso da aula. “Durante o semestre é estabelecido um processo educativo que leva os estudantes a refletir sobre os princípios da coletividade, responsabilidade, cooperação e ética, gestos simples que podem contribuir para o convívio harmonioso com o meio ambiente”, ressalta a secretária da SDS, Jurema Guterres

O que é o projeto

O projeto ocorre desde 2009. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para uma atitude crítica e reparadora em relação à utilização, conservação e preservação da água, bem como dos processos utilizados para o tratamento do esgoto. Sendo o foco do projeto crianças que estudam em escolas públicas municipais e estaduais.

Por outro lado, aproximar os jovens estudantes dos processos utilizados pela Comusa para implantar o tratamento dos efluentes domésticos, que poluem nossos arroios ao passarem pelo meio urbano desembocando no Rio dos Sinos.

O projeto tem como base a multiplicação do conhecimento de forma aberta e transversal, trabalhando a realidade e a perspectiva de mudanças positivas em relação ao meio em que vivemos e sua ligação com a água. Por outro lado incentivar os multiplicadores mirins da água para que eles possam transmitir o conhecimento adquirido em sua escola, com seus familiares e amigos.

Como cuidar do meio ambiente em casa

Dica 1: Você pode economizar 100 litros de água na hora de lavar a louça! Encha uma bacia ou a pia com água para ensaboar e lavar a louça. Só abra a torneira para enxaguar. Ainda pode instalar um bico arejador na torneira, com um custo médio de R$ 10,00 que pode diminuir pela metade o consumo de água.

Dica 2: Você sabia que o consumo do banheiro pode chegar a quatro mil litros mensais? Escovar os dentes, fazer a barba, se ensaboar, lavar o cabelo são algumas ações que podem ser feitas com a torneira e chuveiro fechados, e utilizar um copo na escovação também é um boa saída.

Dica 3: Reaproveitar a água! A água da máquina de lavar roupas serve para lavar calçadas. Você pode captar essa água direcionando a mangueira da máquina a um balde ou bacia. A água mais indicada a ser usada é a do enxágüe, mais limpa. Não se esqueça de apenas usar sua máquina com a capacidade máxima evitando assim o consumo demasiado para esta tarefa.

Dica 4: Lixo: Uma espécie que precisa entrar em extinção! Leve sua própria sacola ao mercado e dispense os sacos e sacolinhas plásticas. O plástico é feito de petróleo, além de demorarem para se decompor acabam obstruindo a passagem da água em arroios e córregos e entupindo bueiros; a causa de muitas enchentes e alagamentos. Hoje em dia virou moda levar a sua própria sacola ao mercado, de tecido ou material reciclado. Você ajuda o meio ambiente em grande estilo.

Dica 5: A Água da Comusa é devidamente tratada para saciar a sede. Além de economizar com água mineral você cuida do planeta, evita que milhões de garrafas sejam transformadas em lixo e ainda descarta a necessidade de transporte por veículos poluentes. Se optar pela água mineral, de preferência aos galões de 20 litros, que são retornáveis. Caso prefira, existem filtros que podem ser instalados na torneira, entretanto não são necessários.

DICA 6: Jamais jogue no ralo o óleo de cozinha, pois, este é o pior inimigo da água pelo fato de tirar o oxigênio da água, culminado na morte dos peixes.

Notí­cia em 15/09/2011