Acesso rápido
projeto hidrossanitário

Para consultar o MANUAL DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS clique aqui.

Para que seja iniciado o processo do projeto hidrossanitário deverão ser encaminhados os seguintes documentos através do email projetos@comusa.rs.gov.br:

  1. Requerimento para Aprovação de Projeto Hidrossanitário (Anexo 01 – disponível na página INSTALAÇÕES, MANUAIS E PEDIDOS do site www.comusa.rs.gov.br), devidamente preenchido e assinado pelo requerente - Proprietário e Responsável Técnico - formato PDF;
  2. Projeto hidrossanitário em PDF, obedecento as diretrizes do Item 5 do MANUAL DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS;
  3. Alinhamento Predial escaneado, formato PDF, fornecido pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, com as devidas assinaturas e deliberações;
  4. Anotação de Responsabilidade Técnica ART (CREA) ou Registro de Responsabilidade Técnica RRT (CAU) de Projeto, registrada e assinada, em formato PDF.

A COMUSA efetuará a análise do projeto hidrossanitário, e responderá o email com relatório ou certidão de aprovação, em no máximo 10 dias úteis*, a contar da data em que o mesmo foi enviado via email.

Para esclarecimento de dúvidas de forma presencial, deverá ser agendado previamente com o Atendimento do Setor de Projetos e Obras pelo telefone 30361121 - Ramal 1192.

Para esclarecimento de dúvidas via telefone, utilizar o mesmo contato citado acima.

Após a aprovação do projeto e execução das obras da edificação, o proprietário ou o responsável técnico deve encaminhar o Pedido de Vistoria das Instalações Hidrossanitárias – PVI, e também a Anotação de Responsabilidade Técnica ART (CREA) ou Registro de Responsabilidade Técnica RRT (CAU) de Execução, registrada e assinada, em formato PDF, conforme o Anexo 02 do manual de instalações hidrossanitárias, via email projetos@comusa.rs.gov.br. O prazo para vistoria das instalações é de 10 dias úteis*, a partir da data do requerimento.

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL