ESTÁ COM DÚVIDAS ?

Aqui você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes que recebemos.

Como eu solicito um endereço alternativo de entrega da fatura?

Este serviço pode ser solicitado pessoalmente nas nossas agências de atendimento presencial, por WhatsApp (51 992681446), e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br) ou por telefone através do SAC 0800 600 0115. O custo mensal é de R$ 4,41. A fatura será entregue pelos Correios.

Preciso pedir uma religação de água em minha residência!

Este serviço pode ser solicitado nas nossas agências de atendimento, por WhatsApp (51 992681446) ou e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br).

IMPORTANTE: o usuário deve apresentar as faturas pagas.

Nos casos em que o abastecimento estiver suspenso há mais de 60 dias ou o corte foi solicitado por desocupação do imóvel, somente o proprietário ou pessoa autorizada poderá solicitar a religação. Cortada há mais de 6 meses, deverá ser solicitada vistoria para verificar as condições de religação. Prazo é de 24h para religação simples e 72h para religação supressão, após a comprovação de quitação dos débitos existentes.

Qual é o valor de uma religação de água?

Religação Simples:
Categorias RA1, RA2 e RA3 = R$ 47,97
Demais categorias = R$ 96,03
Religação supressão:
Categorias RA1, RA2 e RA3 = R$ 214,46
Demais categorias = R$ 428,99

Como faço para parcelar uma dívida?

A renegociação de dívida pode ser feita nas agências de atendimento, por WhatsApp (51 992681446) ou e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br).

  • - Caso o inquilino seja o titular da matrícula, o pagamento será via entrada mais 2 parcelas.
  • - No caso de se tratar do titular da conta, será necessário apresentar a Carteira de Identidade (RG) e CPF.
  • - Se for imobiliária, apresentar Contrato de Administração do imóvel, autorização em folha timbrada, carimbo da imobiliária e autorização para o funcionário fazer o parcelamento.
  • - Caso o solicitante não seja o titular, mediante autorização do proprietário e documentos de identificação de ambos (CNH ou Carteira de Trabalho ou RG/CPF).
  • - Em casos de espólio, mediante apresentação da certidão de óbito e autorização dos herdeiros.
  • - Reparcelamentos e parcelamentos em mais vezes, somente com autorização do proprietário.

Como faço para emitir uma 2ª via da fatura?

Para emitir aqui pelo site clique aqui. Você poderá emitir as faturas em aberto e as faturas pagas.

Se preferir, você poderá solicitar a 2ª via diretamente por WhatsApp (51 992681446) ou e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br), sem custo, em nossas agências de atendimento, tendo um custo de R$ 2,25 cada, ou pelo 0800 600 0115, tendo o custo de R$ 7,66 cada. Para as categorias RA, a 2ª via pelo 0800 tem o custo de R$ 2,25.

É necessário informar o número da matrícula ou o CPF/CNPJ do titular.

Consigo uma Segunda via pelo App da Comusa?

Pelo App o usuário poderá verificar suas faturas em aberto, podendo copiar o código de barras e pagar através do App em seu banco; Poderá compartilhar a fatura para um e-mail ou por WhatsApp.

As faturas pagas também estão disponíveis para consulta.

Como faço para comunicar vazamentos de rua? Tem custo?

A ligação é gratuita. Ligue para o 0800 600 0115 e informe o local do vazamento. É importante informar um ponto de referência ou número de um imóvel para facilitar a localização dos agentes de serviços.

ComusaAppAgora você pode comunicar vazamentos de rua através do Aplicativo ComusaApp. Basta tirar uma foto e enviar através do "Informar Problema".

Onde posso pagar minhas faturas de água?

As faturas de água podem ser pagas nas agências bancárias (Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco, Sicredi e Sicoob/Bancoob) ou nas casas lotéricas.

Se preferir comodidade, pode pagar através do débito automático ou pelo seu banco no smartphone.

Como posso solicitar débito em conta?

Inclusão e exclusão do débito em conta deverão ser solicitadas diretamente no banco mediante apresentação da fatura contendo o código.

Como faço para emitir a declaração de abastecimento de água?

Contanto que o imóvel possua abastecimento de água da COMUSA e que o cadastro esteja completo (CPF/CNPJ), a declaração de abastecimento é fornecida nas nossas agências de atendimento, ou através do site da Comusa ou por WhatsApp (51 992681446) ou e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br).

Disponibilizamos também através do App da Comusa. Nele poderá emitir e validar a declaração.

Como faço para emitir a declaração de negativa de débitos?

A Declaração de Negativa de débitos é fornecida pessoalmente nas nossas agências de atendimento ou através do site da Comusa ou por WhatsApp (51 992681446) ou e-mail (atendimento@comusa.rs.gov.br).

Disponibilizamos também através do App da Comusa. Nele poderá emitir e validar a declaração.

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