Comusa instala novo filtro de areia com camada de carvão

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo finalizou nesta semana o processo de renovação dos filtros de areia como parte do projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da autarquia. A mudança que ainda será feita em outros filtros da estação vai garantir que os filtros suportem o aumento de vazão da água, que passará dos 760 para 950 litros por segundo quando o projeto estiver concluído.

As intervenções nesta primeira parte dos filtros tiveram início no dia 30 de outubro e foram finalizadas nesta quarta-feira (20). O processo contou com remoção de monocamada de areia e crepina, peças que permitem a entrada e saída de água dos filtros, bloqueando a areia. “Essas crepinas eram peças que faziam parte da ETA desde a década de 1980 e foram trocadas pela primeira vez”, comenta o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders. “Além dessa troca, a partir de agora os filtros também deixam de ser apenas monocamada de areia, tornando-se multicamadas com areia e carvão antracito. Assim, eles terão capacidade suficiente quando tivermos a conclusão das obras de ampliação da ETA e aumento de vazão”, explica.

Limpeza - No mês passado, a Comusa também concluiu a troca de tubulações antigas que realizam a limpeza dos filtros de areia da autarquia com água do reservatório Petry. A obra fez a substituição de peças que foram instaladas ainda na década de 1990 e já apresentavam corrosão e vazamentos.

Notí­cia em 22/11/2019


© 2011-2013 COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo
Todos os direitos reservados.

Av. Coronel Travassos, 287 CEP 93415-000 / Bairro: Rondônia / Novo Hamburgo/RS

www.twitter.com/comusanh www.facebook.com/comusanh