Obra de substituição de redes da Comusa está 65% concluída no trecho central

Seguem em estágio avançado as obras da Comusa de substituição das antigas redes de água em algumas das ruas mais movimentadas de Novo Hamburgo. Até o momento já estão implantada novas redes de água na rua Bento Gonçalves, no trecho entre as ruas Marcílio Dias e Joaquim Nabuco, e Pedro Adams Filho, no trecho da Marcílio Dias até a Gomes Portinho. A obra está 65% concluída no trecho central de Novo Hamburgo.

Conforme o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, a substituição de redes é fundamental, pois com o tempo reduzirá o custo de manutenção consideravelmente e também oportunizará uma redução nas perdas de água. “Hoje temos em torno de 40% da rede de água substituída em toda a cidade, mas ainda há os outros 60% de rede antiga, de ferro ou fibrocimento em alguns lugares. Isso é prejudicial e custoso para a comunidade, pois com isso temos mais vazamentos e intervenções, ou seja, mais buracos na cidade e isso tem um custo elevado. A substituição de redes é fundamental, visto que oportuniza a redução de perdas de água, que ainda são elevadas em Novo Hamburgo. Isso é água tratada e água tratada tem um custo para toda a cidade. Se reduzirmos a perda de água tratada, conseguiremos manter um investimento maior e não desperdiçamos água que sabemos que é fundamental para sustentabilidade e vida das pessoas”, explicou Lüders.

Desde o final de fevereiro a Comusa Serviços de Água e Esgoto avança na renovação das tubulações que garantem o abastecimento da região central da cidade. As obras estão sendo executadas na área que recebe as intervenções do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) e também nos arredores, complementando o sistema na região central. O contrato prevê investimentos de R$ 5 milhões em substituições de redes com recursos próprios, nessa área e também em outros pontos da cidade.

A autarquia prioriza locais onde existe alta concentração de tubulações velhas de fibrocimento, com vazamentos constantes . O trabalho é em sincronia com a Prefeitura, dando também prioridade às ruas que serão asfaltadas pela Secretaria de Obras. A maior parte das instalações é feita abaixo das calçadas. As exceções são algumas redes adutoras que passam por baixo da pista.

Notí­cia em 17/04/2019