Comusa esclarece dúvidas sobre novo sistema tarifário na Câmara de Vereadores

O diretor-geral da Comusa Serviços de água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, participou na tarde desta quarta-feira, 17, da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. A convite de um vereador, Lüders utilizou a tribuna da Casa Legislativa para prestar esclarecimentos sobre as mudanças no sistema tarifário da autarquia, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro. Além de Lüders, o diretor de relacionamento com o cliente, Sílvio Klein, também utilizou o espaço para esclarecer as dúvidas dos vereadores.

Conforme Lürders, o objetivo foi corrigir distorções em uma tabela datada da década de 1990 e que nunca passou por alterações significativas. “O novo formato busca tornar mais justo o tabelamento. A principal alteração se dá na composição das categorias tarifárias. Até então, recebiam o subsídio famílias que moravam em residências com até 60 metros quadrados, não considerando nenhuma das questões sociais envolvidas, especialmente a renda familiar. Com a mudança no sistema tarifário, terão subsídios as famílias que comprovadamente precisam”, disse, explicando que a partir de agora são beneficiadas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO). Lüders, ressaltou que, além de tornar mais justo o tabelamento, o novo formato corrige distorções geradas pela inflação e pelo aumento de custos básicos como o de energia elétrica.

O diretor também destacou que, mesmo com os novos ajustes, a Comusa segue tendo o maior número de tarifas subsidiadas. “Hoje temos um percentual de 16% de tarifas subsidiadas, enquanto a maior concessionária de água do Estado concede subsídio a apenas 1,8% da população”. Diretor de relacionamento com o cliente, Klein explicou porque algumas contas apresentaram um reajuste alto. “Em muitas dessas contas, o usuário possuía um subsídio e pagava 40% a menos da tarifa normal. Ao perder o benefício, ele ainda sofreu o reajuste que foi conferido a todos os demais usuários”, falou.

Dúvidas

Munícipes que tiverem dúvidas sobre os valores de suas faturas devem entrar em contato pelo e-mail atendimento@comusa.rs.gov.br e informar o número da matrícula, visto que assim a Comusa poderá analisar cada caso e esclarecer sobre todas as mudanças ocorridas.

Notí­cia em 18/04/2019