Comusa lança campanha de conscientização para o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água terá uma mensagem especial da Comusa Serviços de Água e Esgoto para a comunidade. Para lembrar a data, celebrada no dia 22 de março, a autarquia lança uma campanha de conscientização para chamar a atenção da população para o descarte correto do lixo. O objetivo principal é preservar o meio ambiente, e em especial, os arroios e rios. 

Pelo menos três vezes por semana, mergulhadores contratados pela Comusa entram no Rio dos Sinos no local onde ficam as bombas de captação para retirar grandes quantidades de lixo que pode entupir o sistema. “Esse lixo vem pelas águas do Sinos desde a parte alta. Boa parte dele, no entanto, vem pelos arroios que deságuam no rio. São detritos que poluem o manancial gerando prejuízos ambientais e mesmo econômicos”, afirma o diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders. 

O lixo descartado irregularmente suja as ruas, entope bueiros e polui arroios e rios. Em períodos de grandes chuvas, como neste mês de março, o acumulo de lixo descartado irregularmente é uma das causas de enxurradas e alagamentos. Nas últimas semanas equipes da prefeitura e da Comusa têm retirado das ruas materiais de construção, móveis descartados e grande quantidade de detritos menores. 

A campanha iniciada pela Comusa busca chamar a atenção para o problema. O lixo encontrado na captação de água é um dos responsáveis por transformar o Rio dos Sinos em dos mais poluídos do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É uma realidade triste, mas que temos que enfrentar. Todos podem fazer a sua parte, começando pelo descarte do lixo”, lembra Lüders.

 

Notí­cia em 14/03/2019

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL