Comusa volta a operar com 100% de capacidade

Equipamento danificado foi substituído no início da tarde desta quarta-feira (20)

A captação e o tratamento de água voltaram a ser realizados a pleno pela Comusa Serviços de Água e Esgoto. Desde a manhã desta terça-feira (19) um problema no sistema de captação fazia com a autarquia operasse com apenas 50% de sua capacidade, gerando desabastecimento na cidade de Novo Hamburgo. Ao longo do dia de hoje o serviço deve ser normalizado gradativamente em todos os bairros.

Para viabilizar a retomada dos serviços a Comusa precisou adquirir emergencialmente uma nova unidade do equipamento danificado. Foram investidos R$ 126 mil na aquisição de um soft starter, equipamento que faz a inicialização eletrônica do sistema de bombeamento de água. Equipes da autarquia vêm trabalhando há cerca de 36 horas ininterruptamente na resolução do problema.

ENTENDA O CASO – O problema começou às 3h de terça-feira com a queima de um transformador do sistema elétrico na captação de água bruta junto ao Rio dos Sinos. Esse problema deixou a autarquia sem poder captar água durante algumas horas, até que o transformador reserva pudesse ser acionado. Nesse momento os reservatórios atingiram níveis críticos, com desabastecimento em todos os bairros.

Após a substituição do transformador ocorreu o segundo problema. O equipamento de inicialização de parte das bombas não funcionou. Com isso, a Comusa passou a operar com apenas metade da captação, restringindo sua capacidade de abastecimento. Foi iniciado um rodízio entre os bairros, para que cada região fosse abastecida em algum momento. Residências mais distantes dos reservatórios, no entanto, sofreram mais com o problema.

Equipes de engenharia da Comusa passaram toda a terça-feira trabalhando no conserto. No final da tarde a direção optou pela compra emergencial de um novo equipamento. Após passar parte da madrugada desta quarta-feira realizando a troca, o componente adquirido não funcionou. Durante a manhã o fabricante e as equipes da Comusa buscaram outro equipamento, cuja instalação foi finalizada por volta de 13h. A partir desse horário todo o sistema de captação, bombeamento e tratamento voltou a operar a pleno.

Notí­cia em 20/02/2019