Comusa completa 20 anos e lança livro para contar a história da municipalização da água

Obra está disponível para download da comunidade no site da autarquia a partir desta quarta-feira

Uma luta de mais de 10 anos e duas décadas de prestação de serviços à comunidade. A Comusa completou 20 anos de atuação na última segunda-feira (3). Uma história baseada em uma profunda ligação com a comunidade, que abraçou a causa da municipalização dos serviços de água e esgoto muito antes de a autarquia assumir o abastecimento em 1998. Essa trajetória agora é lembrada em um livro lançado pela autarquia, e disponibilizado para download gratuito nesta quarta-feira (5).

Contando toda a história da Comusa, o livro dá ênfase à luta dos moradores de Novo Hamburgo para que o abastecimento de água fosse municipalizado. Uma mobilização iniciada ainda na década de 1980 e que contou com a participação de diversas entidades locais e também da comunidade, que foi às ruas protestando contra a precariedade dos serviços prestados na época.

O objetivo do projeto é fazer um resgate desse vínculo entre a Comusa e a comunidade. O lançamento da obra foi realizado em uma solenidade na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que contou com a presença de autoridades e dos ex-presidentes e ex-diretores da autarquia. “Foi uma luta muito bonita empreendida pela nossa comunidade. Hoje temos muito orgulho em poder dizer que a água é nossa, e que continuará sendo nossa”, afirmou a prefeita Fátima Daudt ao receber um exemplar da obra.

A versão impressa será enviada para todas as escolas municipais de Novo Hamburgo, e estará disponível para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. “Fizemos esse resgate da nossa história, que é uma história da comunidade, para juntos pensarmos também nas próximas décadas. Queremos avançar, sempre pensando melhorar a qualidade dos nossos serviços e buscando uma cidade mais sustentável”, ressaltou o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, durante a solenidade.

ENTREGA SIMBÓLICA – Ao final da cerimônia de lançamento um momento emocionou os convidados. Ao receber o exemplar do livro, a prefeita Fátima Daudt chamou o servidor Cristiano de Oliveira para receber a obra. Oliveira, que deu seu depoimento para o livro, estava na Comusa no primeiro dia em que o município assumiu os serviços, em 1998, e continua trabalhando na autarquia como servidor concursado atualmente. “É uma emoção muito grande ver esse momento e ter participado dessa história”, lembrou, emocionado, o servidor.

O livro completo pode ser baixado através do link:http://www.comusa.com.br/_common/dados/downloads/Comusa-WEB-2a2.pdf

Foto: Divulgação
Legenda: Servidor mais antigo da Comusa recebeu o livro das mão da prefeita Fátima Daudt e do diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders

Notí­cia em 05/12/2018