Comusa realiza novas substituições de redes em pontos críticos da cidade

Redes antigas com alto índice de rompimentos começaram a ser substituídas pela Comusa Serviços de Água e Esgoto em diferentes pontos de Novo Hamburgo. Após o avanço na troca das tubulações nos bairros Ideal, Rio Branco e Liberdade, a autarquia renova agora as redes em pontos específicos de diferentes bairros depois de uma análise que constatou pontos com grande número de intervenções que geraram constantes desabastecimentos para a população.

Um dos principais pontos que concentra as equipes está localizado no bairro Hamburgo Velho. No local será substituída uma rede antiga de 130 metros em um investimento de R$ 50 mil que a Comusa realiza com recursos próprios. “Aquela era uma tubulação de ferro, estreita, e que por ser muito antiga ficou oxidada, impedindo o fluxo de água e gerando desabastecimento no bairro. Estamos beneficiando diretamente 453 residências, e esperamos encerrar os serviços no final da próxima semana”, explica o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

A Comusa também trabalha para resolver um problema histórico no bairro Kephas, em Novo Hamburgo. A partir da substituição de redes na Rua Eng. Jorge Schury, a autarquia irá redirecionar uma adutora de maior diâmetro para o bairro, melhorando o abastecimento. A obra foi iniciada nesta semana, e tem 90 dias de prazo para a conclusão. “Essa é uma região que cresceu muito, e a rede atual não dá conta de atender a essa nova demanda. Com o redirecionamento a população terá abastecimento mesmo no verão”, explica o diretor-técnico da Comusa, Ari Borges dos Santos.

OBRAS DO BID – O Centro da cidade, que vem sendo transformado com as obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também terá redes locais substituídas nos próximos dias. “Para evitar transtornos teremos no local uma escavação com um método não destrutivo, em que uma máquina irá escavar abrindo apenas um buraco inicial e seguindo pelo subterrâneo. Ali iremos refazer as ligações de água de cada residência e comércio com tubulações novas”, explica Lüders.

Notí­cia em 10/10/2018