Obras da Comusa na Estação de Tratamento de Esgoto Roselândia chegam a 80% de conclusão

A Comusa Serviços de Água e Esgoto começa nos próximos dias os primeiros testes para a operação de sua nova estação de tratamento de esgoto. A ETE Roselândia está com 80% de suas obras concluídas, e deve entrar em operação a partir de dezembro desse ano. Considerando as novas redes coletoras e as obras de construção estão sendo investidos no bairro cerca de R$ 12 milhões com recursos do Ministério das Cidades com contrapartida da Comusa.
 
Os primeiros testes no local ainda não utilizarão esgoto. Nesse primeiro momento as instalações receberão apenas água e seu funcionamento será monitorado. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em dezembro, quando o esgoto de mais de 1,2 mil famílias começará a chegar na estação. Com esse incremento o percentual de esgoto tratado em Novo Hamburgo passará dos atuais 5,1% para 7%.
 
Além da ETE Roselândia as obras na região incluem a instalação de 9,8 quilômetros de redes coletoras de esgoto. A colocação da nova tubulação já foi finalizada, e estão sendo realizadas as ligações com as residências. “Elevar as taxas de esgoto tratado é uma responsabilidade da Comusa com a sustentabilidade da bacia do Rio dos Sinos e com a saúde da nossa cidade. Essa é uma obra importante para alcançarmos esse objetivo, e que agora entra na sua fase final”, lembra o diretor-geral da Comusa, Marcio Lüders.
 
TRATAMENTO – A meta da Comusa é elevar o percentual de esgoto tratado na cidade para 50% nos próximos dois anos e meio. Além da construção da ETE Roselândia, a autarquia já garantiu os recursos que viabilizarão a construção da ETE Luiz Rau. “Com essa nova estação conseguiremos passar da metade do esgoto tratado. Essa é uma meta da atual administração e estamos trabalhando para atender a esse objetivo”, reforça Lüders

Notí­cia em 07/08/2018

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL