Alunos levam projeto Amigos da Água para Femictec

Conhecer e entender o ciclo urbano da água, esse é um dos temas abordados pelo projeto Amigos da Água, na a 5ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a Femictec. A feira iniciou na última quinta-feira, 21, e encerra neste sábado, 23 de setembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O projeto, apresentado por alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, teve auxílio das servidoras Milena Rossetti e Tatiana Picetti, do setor Sociombiental da Comusa. 
 
Na apresentação do trabalho, na explanação do ciclo urbano da água, os alunos explicam como funciona a formação da chuva, dos rios, bacias hidrográficas e mostram também como a Comusa capta essa água. Eles demonstram na prática parte do real processo de tratamento da água realizado pela autarquia. 
 
“Na demonstração, os alunos usam a água retirada do rio, adicionam floculante, aguardam a decantação e filtram. Executam boa parte do processo, com exceção da adição de cloro. É muito bacana acompanhar e ver todo esse engajamento deles e a preocupação com o meio ambiente”, destaca Milena. Além disso, a turma do Amigos da Água trouxe dicas de racionamento e demonstrou por meio de maquete, como funciona o tratamento de esgoto. 
 
A Femictec tem entrada gratuita e conta com a apresentação de 194 trabalhos de 85 escolas municipais, além de duas escolas particulares convidadas. São 680 crianças e jovens apresentando projetos. 
 

Notí­cia em 22/09/2017

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL