Começa nova etapa da substituição de redes de água

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, juntamente com a Prefeitura e a empresa Virtual Engenharia Ltda., assinaram nesta terça-feira, dia 19 de setembro, pela manhã, o contrato da continuidade das obras do Programa de Substituição de Redes de Água no Município. A assinatura da ordem de início desta etapa 1 ocorreu na Rua Caçador, esquina com Avenida Frederico Linck, no bairro Ideal, onde também começou a obra.

A cerimônia informal contou com a presença da prefeita Fátima Daudt, que destacou a importância do trabalho da equipe da Comusa neste momento de retomada das melhorias no sistema de abastecimento de água hamburguense. “Quero registrar a minha satisfação com a atuação da Comusa e todos os seus servidores que terão bastante trabalho, pois estamos começando as obras”, disse Fátima, que durante muito tempo residiu no Ideal. “Infelizmente ocorrerão transtornos aos moradores, mas os problemas serão resolvidos”, destaca a prefeita.

Em relação aos transtornos, Silvio Klein, diretor-geral da autarquia, ressaltou que eles serão momentâneos, mas que se trata de “uma obra que visa também a qualidade de vida dos moradores”. Klein informou que o setor Socioambiental da Comusa está em ação junto aos usuários para prestar os esclarecimentos necessários desta etapa, que compreende ruas do bairro Ideal e partes do Rio Branco e Liberdade em uma extensão de 38 quilômetros, destes 16 são de tubulações antigas. Marcílio Mirada, sócio administrador da Virtual, afirmou que a sua empresa, além de ser a responsável pela obra, também está engajada no que se refere à orientação aos moradores.

Nesta primeira etapa serão beneficiadas 2.714 economias, incluindo aproximadamente 13,5 mil usuários. Para maximizar a durabilidade da nova rede, a Comusa utiliza um material muito mais resistente. A nova tubulação é feita de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um produto de alta performance com vida útil de até 50 anos.

Locais prioritários

A autarquia prioriza locais onde existe alta concentração de tubulações velhas de fibrocimento, com vazamentos constantes . O trabalho é em sincronia com a Prefeitura, dando também prioridade às ruas que serão asfaltadas pela Secretaria de Obras. A maior parte das instalações é feita abaixo das calçadas. As exceções são algumas redes adutoras que passam por baixo da pista. A Comusa abre valas padrão de 70 centímetros de largura por 80 centímetros de profundidade. A substituição é feita quadra a quadra. Quando concluída, a calçada será deixada da mesma forma como estava.

Expectativa

A costureira Iracy Fillmann, 75 anos, estava atenta ao início das obras. “É comum faltar água aqui. Quase sempre têm vazamentos em diversas ruas do bairro. Que bom que a Comusa quer resolver isso”, contou dona Iracy, que reside há mais de 50 anos na Rua Caçador. “Se é para melhorar a situação da falta de água, nós aguentamos os transtornos da obra”, constatou. O aposentado Rogério Torres, vizinho da família Fillmann, também tem expectativa positiva. “Espero que melhore a situação, pois o encanamento é muito antigo e precisava ser trocado.”

Investimento

A previsão é de conclusão da etapa 1 em até seis meses. Na implantação desta melhoria estão sendo investidos cerca de R$ 36 milhões nos quatro anos da gestão da prefeita Fátima. Serão R$ 9 milhões por ano no período 2017-2020. No valor estão inclusos materiais e mão de obra. Com as obras, Novo Hamburgo terá melhorias no fluxo de abastecimento e redução na ocorrência de transtornos. Assim, as vias públicas serão interrompidas menos vezes para manutenção.

O Programa de Substituição de Redes iniciou em 2006. Até o momento, Novo Hamburgo possui 350 quilômetros de rede modernizada, de um total de 868 quilômetros.  Entre 2017 e 2020, está prevista a modernização de mais 180 quilômetros de tubos.

Abrangência da etapa 1

Avenidas: Frederico Linck, Nações Unidas e Vereador Adão Rodrigues de Oliveira

Ruas: Caçador, Três de Outubro, Tuiuti, Boa Saúde, Marcílio Dias, Duque de Caxias, Germano Burkle, Araxá, Marques do Alegrete, Marechal Câmara,  Juiz de Fora, Santa Sofia, Tijuca, Guarujá, Tapes, Beijamin Constant, Aimoré, Caramuru, Goitacaz, Tupiniquins, Santa Maria, João Quincas, Antônio José Cavasotto, Lúcia Franz, Raimundo Chaves, Kurt Jacob, Wendelino Henrique klaser, Carlos Schimitt Filho, Eugênio Henrique Bender, Padre Reus, Pau Brasil, Vereador Alvício Luiz Klaser, Dona Sara e Tupi.

Próximas obras

-Adutora da Avenida Victor Hugo Kunz (bairro Hamburgo Velho e parte do São Jorge)

-Interligação do Sistema Morada dos Eucaliptos (Loteamento Marissol, atualmente abastecido pela Corsan)

-Sub-sistema da Rua Magalhães Calvet (parte do bairro Operário. Onde houver fribrocimento)