Comusa e comunidade da Roselândia em diálogo constante

Desde maio do ano passado, a comunidade do bairro Roselândia convive com a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no local. Uma ação da Comusa, fundamental para a saúde, o meio ambiente e futuro de Novo Hamburgo.

 Preocupada em ouvir e dialogar com os moradores, a autarquia deste o início das obras, fez do seu setor Sociombiental um canal direto com a comunidade do bairro. São contatos diversos com a população e que visam informar sobre os transtornos decorrentes da obra. A criação da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) foi mais um passo decisivo para esse momento muito importante na vida do bairro. A CAO é formada pelos moradores Airton da Rosa, Aldecir Pescador, Chaiane Fischborn, Darcísio Mavszak e Wilson Fischborn.

O trabalho consiste também em visitas domiciliares, mapeamento socioambiental, atividades com lideranças e parcerias, atividades educativas com os alunos das escolas, esquetes teatrais, peças teatrais para adultos e crianças.

E agosto deste ano se encerrou com mais um encontro da Comusa com integrantes da CAO e outros moradores. A reunião ocorreu quarta-feira, dia 31 à noite, na sede da Associação dos Moradores do Bairro Roselândia. O Socioambiental fez a apresentação do Trabalho Técnico Social (TTS), juntamente com um dos fiscais da obra, o engenheiro Daniel Wrasse.

 

Qualidade de vida

O encontro também teve a participação de Silvio Klein, diretor geral da Comusa. “Sempre buscamos o melhor para os moradores, mas transtornos são inevitáveis ao logo da obra. Temos que ressaltar que a Estação de Tratamento de Esgoto vai impactar diretamente a qualidade de vida e a saúde da população, além de garantir um futuro sustentável“, explica Klein.

Os moradores reconhecem, apesar dos transtornos atuais, os benefícios que a implantação do sistema de esgotamento doméstico vai propiciar para a comunidade local. As principais reivindicações são em relação às escavações que prejudicam o tráfego de veículos e a poeira decorrentes da obra.


 

Notí­cia em 01/09/2017

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL