Teatro e esquetes fazem a alegria da garotada na Roselândia

Os alunos de quatro escolas municipais do bairro Roselândia tiveram uma aula diferente nos turnos da manhã e tarde desta quarta-feira, 22 de março. Ordeiramente, a garotada com idades de 4 a 15 anos rumou dos colégios para o CTG Recanto Gaúcho onde assistiram atentamente as apresentações das esquetes e peças de teatro infantil sobre tratamento de esgoto doméstico para a comunidade do bairro, obra que está sendo realizada pela Comusa. No palco, o Teatro Luz & Cena com a peça “Entrando pelo Cano”, de 50 minutos de duração. Na platéia, 480 estudantes das escolas Francisca Saile e Maria Quitéria (Educação Fundamental) e Sementinha Viva e Ipê Amarelo (Educação Infantil) assistiram a iniciativa da autarquia em homenagem ao Dia Mundial da Água. De uma maneira lúdica, a peça e as esquetes explicam os benefícios do tratamento de esgoto da Roselândia.

Os colegas Erick Cordeiro, 8 anos, e Gabriel de Azevedo, 9, se espichavam nas cadeiras de madeira do CTG para não perderem nenhuma das peripécias de Retinho, um ratinho branco muito esperto. Ele e os companheiros de submundo do esgoto Roy, Roto, Ritinha, Mama Ratazana e Ratinhoso cantam e dançam para alegria da meninada, sempre falando da importância do saneamento básico e também seus benefícios para a saúde e vida dos moradores do bairro. Erick diz que na sua casa a água é sempre tema de conversa da família. “A gente cuida para não gastar água. Se gastar muito, vai faltar para beber”, explica o  aluno da Escola Francisca Saile. É o mesmo discurso de Gabriel: “Eles ensinam muita coisa sobre esgoto e principalmente a não gastar água”.

A turminha de Erick e Gabriel estava acompanhada pela professora Siomara Severo Castro, educadora ambiental da escola. Ela também é só elogios à iniciativa da Comusa. “Aqui na Roselândia o teatro vem ao encontro com a situação que estão vivenciando devido às obras da estação de tratamento de esgoto”, destaca Siomara.  Ela acresenta: “O teatro é um complemento muito importante para o trabalho desenvolvido em sala de aula e também uma forma de esclarecer e conscientizar os alunos da real do que está acontecendo”.

No final da apresentação de 50 minutos de “Entrando pelo Cano”, muitos aplausos da plateia estudantil para o elenco formado pelos atores Alessandro Torres, Belinha Azevedo, K-Mila Marques, Arthur Makai e Leonardo Nunes, com direção de Elisa Machado.

EMPRESAS, USF e URAS

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) as esquetes seguem no bairro, desta vez nas empresas (Corene, Gabi Shoes, Tacosola), na Unidade de Saúde da Família (USF) e na Unidade de Referência de Assistência Social (URAS). As apresentações nas empresas são restritas aos funcionários. O setor Socioambiental da Comusa prevê novas apresentações para este ano.

As encenações fazem parte do Trabalho Técnico Social (TTS) da autarquia hamburguense. Trata-se de uma das exigências dos objetos de operações de repasse/financiamento da Caixa nas obras de saneamento.

Notí­cia em 22/03/2017

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL